Um trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Americana (SP), voltado ao combate aos crimes de furto e roubo de cabos de telefonia, energia elétrica e outros materiais de alto valor agregado, resultou, nesta sexta-feira (17), na apreensão de 03 toneladas e 500 gramas na cidade de Hortolândia (SP).
Parte do material já se encontrava com a capa plástica removida, enquanto outra estava em processo de separação, circunstância típica de reparação para comercialização ilícita, considerando o elevado valor do cobre no mercado clandestino.

O imóvel apresentava características de utilização contínua para tal finalidade, tratando-se de edificação com estrutura residencial e área de lazer, contendo diversos pontos de armazenamento.
Foram localizados sacos com fios e cabos de diferentes especificações, além de vestígios de presença recente de pessoas, como restos de alimentação e outros resíduos, indicando atividade recente no local.
Durante as diligências, foi realizado contato com representante da empresa Telefônica Brasil S.A. – VIVO, o qual compareceu ao endereço e reconheceu parte significativa do material como pertencente à referida empresa, inclusive cabos com inscrições identificadoras, compatíveis com registros de furtos ocorridos, sobretudo nos municípios de Campinas e Hortolândia, nos meses recentes.
A perícia técnica foi devidamente requisitada, sendo os trabalhos realizados pelo Instituto de Criminalística de Americana, com laudo pericial em elaboração. Após a completa documentação técnica, o material apreendido foi formalmente restituído à empresa vítima, mediante autorização da Autoridade Policial, considerando o elevado volume e a inexistência de local apropriado para guarda.
O valor econômico dos fios está estimado em cerca de R$200 mil, sendo o cobre comercializado, em média, por R$57,00 o quilograma.
Dono do imóvel foi encontrado
No prosseguimento das investigações, equipes da DIG desenvolveram trabalho de inteligência policial e localizaram o responsável pelo imóvel. ao tomar conhecimento das diligências em andamento, ele compareceu à unidade policial, acompanhado de advogado, e recebeu voz de prisão em flagrante delito.
Ele irá responder por receptação qualificada de fios e cabos de telecomunicação. As investigações prosseguem com o objetivo de completa elucidação dos fatos, identificação de eventuais coautores e responsabilização de todos os envolvidos.




