O lutador de jiu-jitsu João Costa, de 27 anos, vem colecionando títulos nas principais competições que acontecem nos Estados Unidos, enaltecendo o esporte brasileiro.
João pulou um degrau no ranking da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) quando foi campeão no peso pesado em Houston, no Texas, e chegou a 2º no ranking da federação. Ele também está em 3º no ranking do peso por peso, na modalidade sem kimono (NoGi). O atleta, que é faixa marrom no jiu-jitsu, é formado em veterinária, mas ao se mudar para os Estados Unidos deixou a faculdade de lado para se dedicar à sua maior paixão, que é a luta.
Em apenas três anos fora do Brasil, João Costa coleciona títulos importantes em sua curta carreira profissional: foi campeão invicto de super lutas, como o evento Fight 2 Win, e conquistou o Pan-Americano 2020 NoGi (sem kimono). Além disso, levou duas medalhas de ouro no Orlando International Open, evento promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro, a IBJJF. Atualmente João é o número 8 no peso pesado pela “flograppling”.
Confira a entrevista completa, onde ele conta detalhes de sua carreira, maiores vitórias e inspirações: