Enquanto em abril a palavra do momento em relação à pandemia do novo coronavírus era o distanciamento social, essa semana um outro termo ganhou visibilidade em Limeira: o lockdown. A palavra é o correspondente em inglês a confinamento. Mas passou a ser adotada no Brasil pelo seu uso corrente nas discussões internacionais acerca de formas de evitar a circulação de pessoas e a disseminação do vírus.
Um estudo lançado por mais de 60 pesquisadores do Imperial College de Londres, um importante centro de estudos e pesquisas sobre saúde, apontou o lockdown obrigatório como uma medida “que se provou efetiva na contenção da difusão do vírus”.
Ao analisar o caso brasileiro a partir de medidas adotadas em 16 estados no país, os investigadores concluem: “Na falta de intervenções mais fortes, um crescimento substancial futuro da epidemia é esperado nos 16 estados considerados, levando a uma piora da crise de saúde da covid-19.”
Outro estudo do Imperial College, publicado em 30 de março, conduzido pela equipe de resposta à covid-19, mapeou práticas de lockdown em diversos países, como Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suíça e Reino Unido.
Os autores classificam o lockdown como “legislações ou regulações relativas à restrição de interação face-a-face, incluindo o banimento de eventos não essenciais, fechamento de escolas e espaços culturais e ordens para que pessoas permaneçam em casa.”
Contudo, os pesquisadores identificaram diferentes manifestações desse tipo de medida em cada país. A Áustria proibiu acesso a locais públicos e reuniões com mais de cinco pessoas, além de recomendar pelo menos 1 metro de distância. A Dinamarca vetou reuniões com mais de 10 pessoas.
Na Alemanha, esse limite era de até duas pessoas. A França exigiu autorização para pessoas saíram de casa, com multa para violações. Na Itália também foi ordenada a permanência em casa, a não ser em caso de viagens essenciais. Na Noruega, somente pessoas que vivem no mesmo lugar podiam sair à rua juntas.
No Reino Unido, encontros com mais de duas pessoas que não eram da mesma casa também eram impossibilitados, sob pena de sanções policiais.
Brasil
No Brasil, o termo é previsto na diretriz até o momento vigente do Ministério da Saúde (MS). O Boletim Epidemiológico publicado em 9 de abril, define o lockdown como uma das medidas de distanciamento social.
O bloqueio total (como o termo foi traduzido) consiste em cercar um determinado perímetro (estado, cidade ou região), interrompendo toda atividade por um breve período de tempo.
Estados e municípios
A definição concreta das medidas de distanciamento social cabe aos estados. Assim como nas iniciativas de distanciamento ampliada, há diferentes abordagens no confinamento. Cada governo estadual ou prefeitura está determinando os limites e eventuais formas de sanção.
Limeira
Durante uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (21), no dia em que a cidade passa dos 4 mil casos confirmados de Covid-19, o prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD) informou que devido ao número crescente de casos o município terá lockdown nos dois próximos finais de semana, nos dias 25 e 26 de junho e 1º e 2 de agosto.
A medida, conforme o prefeito, é por conta do que ele chamou de indisciplina generalizada. “Diariamente monitoramos os dados e percebemos que há um avanço acelerado dos casos. Consequentemente, há necessidade maior das estruturas de saúde para atender o avanço da doença. Notamos uma indisciplina generalizada, que tem causadp o aumento da contaminação. Em função disso, buscaremos a quinta fase de ampliação para aumentar leitos de UTI e clínicos, para continuar atendendo a população, e faremos lockdown nos dois próximos finais de semana”, justificou.
Vendas de bebidas alcoólicas também estão proibidas a partir desta quarta-feira (22), das 18h às 8h. Essa medida valerá até o dia 2 de agosto.
Nos dois finais de semanas em que houver lockdown, todas as demais atividades também estarão proibidas. Somente poderá ocorrer o delivery e de alimentos. “Farmácias e estabelecimentos de saúde estarão liberados, mas não poderá se buscar alimentos no restaurante ou padaria. Tudo estará fechado, sem nenhuma atividade. Apenas delivery de alimentos estará liberado”, explicou Botion.
Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:
• Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
• Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
• Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais