Durante o ano de 2023, a Neoenergia Elektro, em uma ação intensiva contra o furto de energia, realizou 3.068 inspeções em Limeira, identificando 170 ligações clandestinas. Os bairros Jardim Santo André, Parque Abílio Pedro e a área rural foram os mais afetados pelas fraudes. Essas ações resultaram na recuperação de 3.297.565 kWh de energia, quantidade capaz de abastecer o município de Iracemápolis por 19 dias ou 19.171 residências por um mês.
A empresa conseguiu esses resultados através de mais de 5.000 atuações de prevenção, substituição de 2.270 medidores e regularização dos clientes envolvidos nas fraudes. O uso de tecnologias avançadas, como sensores na rede e manutenção da telemetria nos principais consumidores, além da inteligência interna para análise de dados, foram cruciais no combate às irregularidades.
Além da questão legal, as ligações clandestinas representam um grande risco para a segurança. A prática pode causar acidentes, incêndios, sobrecarga na rede e interrupções no fornecimento de energia. A Neoenergia Elektro alerta sobre os perigos das gambiarras e reforça que tais ações são ilegais e perigosas.
A população também é essencial na luta contra os desvios de energia, sendo incentivada a denunciar qualquer suspeita de fraude. As denúncias podem ser feitas anonimamente através da central de atendimento da Neoenergia Elektro, pelo número 0800 701 01 02. A empresa planeja intensificar suas ações de campo em 2024 para continuar combatendo o furto de energia, protegendo assim seus consumidores e a integridade da rede elétrica.