As inscrições para o Encceja Exterior 2025 terminam nesta sexta-feira (27), às 23h59, pelo Sistema do Encceja Exterior. O exame é voltado para brasileiros que vivem fora do país e querem obter a certificação do ensino fundamental ou médio.
A participação é voluntária e gratuita. Pode se inscrever quem tem, no mínimo, 15 anos (para ensino fundamental) ou 18 anos (para ensino médio) até a data da prova, que será em 28 de setembro de 2025, aplicada pelo Inep com apoio do Ministério das Relações Exteriores.
Onde será aplicado o Encceja Exterior 2025?
As provas serão realizadas nas seguintes cidades e países:
-
Alemanha: Frankfurt
-
Bélgica: Bruxelas
-
Espanha: Barcelona e Madri
-
Estados Unidos: Boston, Miami e Nova Iorque
-
França: Paris
-
Holanda: Amsterdã
-
Itália: Roma
-
Japão: Hamamatsu, Nagoia e Tóquio
-
Portugal: Lisboa
-
Suíça: Genebra
-
Suriname: Paramaribo
Encceja Exterior PPL
Pessoas privadas de liberdade no exterior também poderão participar, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, em unidades prisionais no Japão (Nagoia e Tóquio) e na Espanha (Madri). A inscrição deve ser feita pelo Consulado-Geral.
Como são as provas?
O exame é dividido em quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma prova de redação. As disciplinas variam conforme o nível:
-
Ensino fundamental: ciências, matemática, português, inglês ou espanhol, história, geografia, artes e educação física.
-
Ensino médio: química, física, biologia, português, inglês ou espanhol, filosofia, sociologia, história, geografia, artes, educação física.
As provas serão aplicadas em dois turnos:
-
Manhã: duração de 4 horas
-
Tarde: duração de 5 horas
Documentos e atendimento especial
É obrigatório apresentar documento oficial com foto. Durante a inscrição, o participante pode solicitar atendimento especializado (PCD, gestantes, lactantes etc.) e tratamento pelo nome social, no caso de pessoas trans.