A Polícia Civil de Americana (SP), por meio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais)., prendeu um empresário de 42 anos, nesta terça-feira (22), após flagrá-lo com 545 Kg – pouco mais de meia tonelada – de fios furtados da rede de telefonia Vivo e que estavam na caçamba de uma caminhonete de cor preta.
Ao chegar até ele, os investigadores descobriram, além da Receptação, ele irá responder por outros delitos tais como Crime Ambiental e Adulteração de Sinais Identificadores de Veículo. De acordo com policiais da DIG, eles foram a campo para apurar a existência de uma fábrica clandestina de fios, instalada na Avenida Abdo Najar.
Chegando ao local, eles surpreenderam o empresário entrando, a bordo de uma caminhonete GM S10, sendo que havia vários sacos de fios na caçamba. Indagado, o homem alegou que utilizava o espaço para manipular a fiação, sem respeito às normas ambientais, não possuindo sequer CNPJ.
Em buscas pelo recinto, os policiais ainda verificaram que o indiciado desempenhava atividades potencialmente poluidoras, eis que o descarte de resíduos líquidos e sólidos se dá em desacordo com a Lei ou Regulamento.
Os investigadores fizeram contato com representantes da empresa de telefonia Vivo, ocasião em que grande quantidade de fios foi reconhecida como produto de crimes anteriores. Em análise pormenorizada no veículo apurou-se, através de consultas na numeração do chassi e módulo eletrônico, que havia divergências.
Foi requisitada a realização de perícia técnica, para efeito de registro fotográfico, e feito levantamento do local, além de perícia para a fiação. O empresário recebeu voz de prisão e permaneceu à disposição da Justiça.