Uma mulher de 40 anos morreu durante uma cirurgia plástica realizada no Hospital San Gennaro, na Mooca, Zona Leste de São Paulo. A vítima, Natália Cavanellas Thomazella, sofreu uma parada cardiorrespiratória dentro da sala de cirurgia, na tarde de segunda-feira (7). A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), que classificou o caso como morte suspeita.
De acordo com o boletim de ocorrência, a paciente havia sido internada para realizar três procedimentos estéticos: lipoaspiração, injeções nos glúteos e ajustes nas próteses mamárias. Segundo a irmã da vítima, Natália era saudável, não tinha doenças pré-existentes e já havia se submetido a cirurgias anteriores, incluindo a colocação das próteses mamárias há cerca de dois anos, sem complicações.
A complicação aconteceu durante a fase final do procedimento, no momento da aplicação na região glútea. Natália sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica tentou reanimá-la, mas, apesar de uma breve resposta inicial, a paciente não resistiu e morreu ainda na sala de cirurgia.
Suspeita de embolia gordurosa
Segundo o relato feito à Polícia Civil, os médicos suspeitam que a causa da morte tenha sido uma embolia gordurosa – quando fragmentos de gordura entram na corrente sanguínea e obstruem vasos importantes, podendo atingir pulmões, cérebro ou coração. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) será fundamental para confirmar a causa do óbito.
Cirurgião afirma que seguiu todos os protocolos
O responsável pelo procedimento foi o cirurgião plástico Edgar Lopez, que possui mais de 20 anos de experiência na área. Por meio de nota, sua equipe afirmou que o procedimento foi feito em hospital com ambiente adequado, que todos os exames pré-operatórios estavam regulares e que os protocolos de segurança foram seguidos.
Ainda de acordo com a nota, a complicação apresentada por Natália é “um evento raro, mas reconhecido pela literatura médica, mesmo quando todas as medidas preventivas são adotadas”. O profissional está prestando assistência à família.
Hospital lamenta o caso e colabora com investigação
O Hospital San Gennaro também se pronunciou, afirmando que lamenta profundamente o ocorrido e está colaborando com as investigações. A unidade de saúde declarou que está prestando apoio à família e que todas as circunstâncias do caso estão sendo apuradas.
Empresária era referência no empreendedorismo feminino
Natália Cavanellas era conhecida no meio corporativo e somava mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Fundadora da Nc Hub360, uma agência de relações públicas, ela também atuava como especialista em networking com mais de 15 anos de experiência.
Neste ano, foi uma das empreendedoras homenageadas pela Câmara Municipal de São Paulo, e também em 2024, pela sua atuação no empreendedorismo feminino. “Esse momento reforça ainda mais a importância de seguirmos transformando sonhos em realidade”, escreveu ela em uma publicação nas redes sociais na época.
Natália era casada e deixa uma filha.




