Palmeiras e River Plate se enfrentam hoje, às 21h30, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das quartas de final da Taça Libertadores da América. O confronto terá transmissão da Globo e ESPN.
Dono da melhor campanha geral na fase de grupos do torneio continental, o Verdão terá a vantagem de decidir todas as eliminatórias dentro do Allianz Parque.
E, como venceu o jogo de ida, em pleno Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, por 2 a 1, precisa apenas de um empate para garantir vaga na semifinal. Um derrota por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis.
O Palmeiras chega invicto para a partida contra o River Plate. Até o momento, o Alviverde venceu oito das nove partidas que disputou. Nas oitavas de final, goleou o Universitario, fora de casa, e avançou com 4 a 0 no placar agregado.
Na atual edição, o Verdão busca conquistar sua terceira Libertadores sob o comando de Abel Ferreira e, com isso, se tornar o único clube brasileiro com quatro títulos do torneio continental.
A única dúvida, até o momento, para o duelo decisivo será na lateral-direita. Khellven se recupera de um trauma no pé e ainda não é peça confirmada na disputa. Caso fique fora, Giay assume a vaga na posição.
River
Sem contar com seus titulares, o River Plate foi derrotado pelo Atlético Tucumán por 2 a 0, no sábado, pelo Campeonato Argentino, mas o resultado não parece ter incomodado o técnico Marcelo Gallardo, que minimizou a derrota e praticamente só abordou a partida com o Palmeiras em sua coletiva de imprensa pós-jogo.
Depois da derrota por 2 a 1 para o time alviverde, em Buenos Aires, o treinador admitiu que a equipe argentina se encontra em posição difícil, mas ressaltou que a diferença de gols é pequena e que o River Plate tem totais condições de reverter a situação no Allianz Parque.
“Se fizermos um bom jogo e encontrarmos boas soluções coletivas, teremos uma chance. Temos de pensar que é possível, que a diferença é de apenas um gol. E vamos jogar com a determinação que precisamos”, disse Gallardo. “É um grande desafio, mas vamos nos preparar com a energia necessária para reverter o resultado”, acrescentou, enaltecendo o conjunto de Abel Ferreira
“(O Palmeiras) é um dos fortes candidatos (ao título), vem mostrando que é uma das grandes potências da América do Sul. Mas, apesar da desvantagem, não é algo que não possamos alcançar”, afirmou o treinador. “Essas partidas contra times do mesmo nível que o seu são uma grande oportunidade. Parece difícil, impossível, mas é um belo desafio.”
Gallardo também minimizou o impacto do gramado sintético do Allianz Parque. “O campo é diferente, mas já jogamos lá antes e sabemos o que vamos enfrentar. É um campo rápido, em que não estamos acostumados a jogar, mas não vai atrapalhar a nossa preparação”, comentou, mostrando o caminho para tentar reverter o placar e avançar às semifinais.
O time argentino chega motivado após eliminar o Libertad nas penalidades nas quartas de final, triunfando por 3 a 1, e com confiança construída na fase de grupos, onde terminou em primeiro no Grupo B com três vitórias e cinco empates em oito partidas.
O duelo desta quarta remete inevitavelmente à semifinal de 2020, quando o Palmeiras havia construído vantagem com 3 a 0 fora de casa, mas sofreu ao ver o River abrir 2 a 0 em São Paulo e quase empatar a eliminatória. É neste jogo de volta que os argentinos se espelham para conseguir a vaga no Allianz Parque.
Ao longo da história foram 14 embates entre as duas equipes, com cinco vitórias palmeirenses, sete triunfos dos argentinos e três empates. Eles se enfrentaram pela última vez na capital paulista em 12 de janeiro de 2021 e os visitantes ganharam por 2 a 0, gols de Robert Rojas e Rafael Santos Borré.
Palmeiras x River Plate
Palmeiras – Weverton; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista, Andreas Pereira e Felipe Anderson; Flaco López e Vitor Roque. Técnico – Abel Ferreira.
River Plate – Armani; Montiel, Martínez Quarta, Paulo Díaz e Acuña; Castaño, Enzo Pérez (Portillo) e Galoppo; Nacho Fernández (Juanfer Quintero); Colidio (Miguel Borja) e Salas. Técnico – Marcelo Gallardo.
Árbitro – Andrés Monte (URU)
Local – Allianz Parque, às 21h30.




