Em nota enviada ao Rápido no Ar nesta terça-feira (6), a Uber afirma que repudia qualquer ato de violência contra mulheres e que o motorista de Limeira que se envolveu em um caso que ganhou repercussão nacional na semana teve sua conta temporariamente desativada, enquanto são feitas as investigações.
A empresa também ressaltou que acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza e pede para que as mulheres denunciem qualquer violência às autoridades competentes e permanece à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei.
Como foi mostrado em primeira mão aqui no Rápido no Ar, uma “corrida” feita através do aplicativo da Uber terminou em confusão no início de setembro. O caso ganhou as redes sociais após uma passageira, com seu filho de cinco meses, serem expulsos de um veículo pelo motorista de aplicativo.
Toda confusão teria começado após ela pedir para que o rapaz, de 30 anos, conduzisse o carro mais devagar, uma vez que ela estava com o filho pequeno no veículo. Em entrevista, ambos deram suas versões sobre o caso. Assista:
Após a confusão e a repercussão do caso, ambos procuraram a polícia e registraram um boletim de ocorrência com suas versões.
Leia a nota do Uber na integra:
A Uber considera inaceitável e repudia qualquer ato de violência contra mulheres e defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. A empresa acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza. O motorista teve sua conta temporariamente desativada, enquanto são feitas as investigações. A Uber também encoraja que as mulheres denunciem qualquer violência às autoridades competentes e permanece à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei.
Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo: o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.
Desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher. Recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio também em parceria com o MeToo Brasil.