Limeira volta a enfrentar um dos períodos mais longos de seca. Neste ano, de janeiro a julho, foram registrados apenas 579 milímetros de chuva na cidade, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico do rio Jaguari, responsável pela captação da água que abastece a cidade, e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. O volume acumulado de chuvas em 2021 está 25% inferior à média do período. Já são seis meses consecutivos abaixo das médias climatológicas históricas. E, em meio à seca, o consumo de água segue elevado na cidade.
No primeiro semestre do ano, a população de Limeira consumiu 10,046 bilhões de litros de água; 179 milhões de litros a mais que o consumo do mesmo período no ano passado, quando, de janeiro a junho, foram consumidos 9,866 bilhões de litros de água.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Em Limeira, o consumo médio por habitante/dia no primeiro semestre deste ano foi de 180 litros, o que significa que cada pessoa tem consumido, pelo menos, 70 litros de água a mais por dia que o recomendado pela ONU.
No comparativo com os dados do último diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Limeira também apresenta um consumo per capita acima da média da região Sudeste, que é de 174,4 litros de água por habitante/dia.
“Vivenciamos um novo ano atipicamente seco. O cenário é bastante semelhante a 2014, com pouco volume de chuvas e impacto nos níveis dos mananciais de captação, e o que temos observado é um certo ‘relaxamento’ quanto ao consumo de água. Reforçamos que o momento é crítico, a estiagem é severa e precisamos todos fazer o bom uso da água. É uma medida necessária e de interesse de todos, concessionária e população”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.
O gerente informa ainda que para o enfrentamento da atual estiagem, uma série de obras, investimentos e medidas preventivas, estabelecidas em um Plano de Contingência, têm sido adotadas desde o início do ano pela concessionária. Entre as principais medidas destacam-se investimentos em substituição de redes (com obras na Vila Queiroz, Vila Cláudia, Jardim Ouro Verde, entre outros), combate a vazamentos, ampliação da reserva de água tratada e, inclusive, a adoção de novos processos para a garantia da qualidade da água distribuída à população.
“Investimos em um novo sistema aplicado ao processo de desinfecção da água. O sistema de hipoclorito de sódio já se encontra em funcionamento na unidade de captação de água, no Jaguari, e na ETA (Estação de Tratamento de Água), modernizando nossos processos e contribuindo para a manutenção da qualidade da água distribuída nestes meses mais secos do ano”, destaca.
A qualidade da água bruta captada nos mananciais de Limeira, especialmente no rio Jaguari, se torna bastante inferior durante as estiagens, o que dificulta o processo de tratamento e exige um maior volume de insumos. Lima esclarece que a população pode, a partir deste mês de agosto, com o agravamento da seca, ter certa percepção quanto ao “gosto” da água; condição que está relacionada às mudanças nas características da água dos mananciais.
“Com a qualidade inferior da água bruta captada nos rios, o processo de tratamento requer uma maior quantidade de produtos químicos para que se possa garantir a potabilidade da água distribuída à população. Vale ressaltar que Limeira possui um sistema moderno e eficiente, e que a água distribuída na cidade passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser direcionada à população. Todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são atendidos e o trabalho da concessionária é regularmente fiscalizado pela Agência Reguladora (ARES-PCJ) e pela Vigilância Sanitária do município”, reforça o gerente.
Para monitorar todo o percurso da água, desde a captação no rio até às ligações nos imóveis, a BRK Ambiental realiza mais de 7.700 análises mensais, em média, no município; quantidade duas vezes superior ao previsto pela legislação. E a população pode acompanhar esse monitoramento em relatórios mensais que são disponibilizados no site da concessionária – www.brkambiental.com.br/limeira/relatorios-de-qualidade.
Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre a qualidade da água recebida nos imóveis, os moradores de Limeira podem solicitar o Laboratório Móvel, uma unidade de atendimento itinerante que realiza a análise da água direto dos imóveis dos clientes. O serviço é gratuito e pode ser acionado pelo 0800-7710001.
“Lembre-se que a prioridade, neste momento, é o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar calçadas e carros, por exemplo, devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada”, reforça o gerente.
SAIBA MAIS
A BRK Ambiental disponibiliza uma página exclusiva na internet com informações sobre as condições dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de água em Limeira, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população também pode acompanhar as principais obras e ações da concessionária para o enfrentamento deste período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente. Acesse https://jogandojuntopelaagua.com.br/.
A campanha de conscientização da concessionária sobre o tema também está com divulgações em redes sociais, em emissoras de rádio, envio semanal de SMS aos clientes e contou com a distribuição de folhetos informativos sobre o tema em todos os imóveis da cidade.