Secretário municipal de Saúde de Limeira (SP), Vitor Santos informou durante a coletiva de hoje (17) que, entre os óbitos, a maior parte das vítimas era pessoas que não circulavam nas ruas. Em Limeira, a maioria das mortes é de pessoas idosas.
O apontamento do secretário ocorreu quando o prefeito Mario Botion respondia sobre os “rolezinhos” que ocorrem na cidade, em bairros como Residencial Ernesto Kuhl, Belinha Ometto, Campo Verde, entre outros, e que chegam a reunir centenas de pessoas. Botion, na resposta, pediu atenção aos jovens e aos pais. “Todos devem dar sua contribuição. Se os jovens não têm esse discernimento, os pais devem assumir a responsabilidade em não permitir que seus filhos participem desses eventos. Juntamento com a Polícia Militar e com a Guarda Civil Municipal, o poder público tem feito ações constantes para minimizar esse problema, que pode resultar no aumento da velocidade da contaminação e causar uma preocupação com a estrutura disponível”, explicou Botion.
Logo em seguida, Vitor citou a questão dos óbitos e fez um alerta. “Embora o indicador de gravidade da doença é nas pessoas idosas, a maior parte dos óbitos que tivemos em Limeira nos idosos é de pessoas que não circulavam pelas ruas. Significa dizer que o vírus foi levado para dentro de casa exatamente por quem circulava nas ruas. É importante que as famílias percebam isso. Caso alguém que não tenha sintoma seja contaminado, ela vai levar para dentro de casa e vai contaminar a avó, o tio idoso e um pai mais idoso. É muito relevante que essa responsabilidade chegue aos mais novos”, finalizou.