No dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água, 22 de março, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade de Limeira, realizou uma palestra para os funcionários da empresa Maxion Wheels, com o objetivo de levar conhecimento sobre todo o processo que a concessionária executa para distribuir água com qualidade e devolver o esgoto tratado aos rios e córregos do município.
Em cerca de uma hora de conversa com os funcionários, foi apresentado como ocorre o processo de captação, tratamento e distribuição, quais são os parâmetros analisados para garantir a qualidade da água e como funciona o tratamento de esgoto.
“Limeira é referência nacional quando o assunto é saneamento com um sistema universalizado, ou seja, toda a área urbana da cidade recebe água de qualidade e tem o esgoto tratado. É importante que a gente passe para a população como chegamos nesse patamar e como isso impacta diretamente na vida deles”, explica Gilberto Coelho, encarregado de laboratório da BRK, responsável por realizar a palestra.
A Maxion Wheels tem um compromisso de gerar a conscientização em seus funcionários para que isso reflita em toda a sociedade. “Nós trabalhamos fortemente na conscientização do uso da água pois sabemos que é um recurso finito. Temos em nossa empresa o foco na redução do uso da água contando com uma estação de tratamento de efluentes internos, onde nós reutilizamos 70% da nossa água; é uma estação muito moderna que nos dá muito orgulho em poder contribuir com a sociedade através de nosso consumo consciente. Também, levamos este assunto a nossos funcionários para que eles possam pensar na redução do uso da água não só dentro da empresa, mas na casa dele com a família e aí promover o bem da nossa cidade”, esclarece Thiago Gomes, responsável pela área de segurança e sustentabilidade da Maxion Wheels.
Ranking do Saneamento 2023
À frente dos indicadores nacionais referentes aos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, a cidade de Limeira se manteve em destaque na 15ª edição do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil na segunda-feira, dia 20 de março.
O estudo é realizado em parceria com a GO Associados, a partir de dados disponibilizados por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que considera os resultados do ano de 2021.
Comparado ao estudo realizado ano passado, a cidade melhorou uma posição e ocupa agora o quinto lugar no Ranking, em meio aos 100 maiores municípios do país. O estudo aponta que Limeira possui índices de fornecimento urbano de água e coleta e tratamento de esgoto universalizados, o que significa que tais serviços atendem a 100% da população.
Os dados da cidade contrastam com o cenário nacional: no Brasil, apenas 51,2% do esgoto é tratado, o que significa que mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza todos os dias.
No quesito índice de perdas de água, o município segue sendo referência e aparece entre aqueles com perdas na distribuição inferiores a 25%. O município registra índice de 20,2%, muito abaixo da média nacional que é 40,25%.