O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD) afirmou nesta sexta-feira (23), durante coletiva à imprensa realizada na prefeitura, que a intervenção decretada na Viação Limeirense em 15 de abril foi necessária para garantir a continuidade dos serviços.
Com a intervenção, aproximadamente 500 trabalhadores da Viação Limeirense tiveram assegurada a permanência no emprego. Desde então, houve ajuste de horários de algumas linhas e a colocação de mais ônibus em circulação.
Segundo Botion, a prefeitura lançará um edital para licitação da empresa que fará estudos sobre o novo modelo de transporte coletivo para Limeira. De acordo com o prefeito, esse novo modelo prevê que a remuneração da empresa responsável pelo serviço será feita por passageiro transportado.
A previsão é que esse trabalho seja concluído entre seis a oito meses. A partir dos dados levantados, que incluem plano de mobilidade e pesquisa de origem e destino, prefeitura lançará um edital para contratação de nova empresa para o serviço de transporte público. “O novo edital será formatado com regras e características novas. Haverá um modelo de gestão diferenciado e os percursos serão planejados de acordo com o novo plano de mobilidade”, reforçou o prefeito.
A mudança no modelo de concessão, assim como a melhoria da qualidade do transporte público em Limeira, eram compromissos previstos no plano de governo. Botion ressaltou que a primeira reunião com a Viação Limeirense para tratar do assunto foi realizada em 2 de janeiro. “Nos três primeiros meses de governo buscamos alternativas para fazer a renovação parcial do contrato de concessão, mas isso não prosperou”, disse Botion, referindo-se à complexidade do modelo de transporte adotado em Limeira.
O prefeito esteve acompanhado dos secretários Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana), Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), Antônio Peres (Comunicação Social), André Luiz de Francesco (Educação), Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil) e José Vidotti (Fazenda), além de vereadores e representantes de secretarias municipais.