Nos primeiros quatro meses de 2024, foram registrados mais de 400 acidentes envolvendo postes na área de atuação da Neoenergia Elektro. A concessionária promove ações de conscientização durante o Maio Amarelo, um movimento dedicado à redução de acidentes de trânsito. Entre janeiro e abril de 2024, foram contabilizados 418 acidentes envolvendo postes do sistema elétrico nas 228 cidades atendidas pela concessionária em São Paulo e Mato Grosso do Sul, afetando o fornecimento de energia para 67 mil clientes.
Impacto em Limeira
Em Limeira, a Neoenergia Elektro substituiu 17 postes, representando um aumento de 31% comparado ao mesmo período de 2023. Esses acidentes afetaram 1.800 clientes na cidade. A substituição de um poste e a reconstrução da rede elétrica é um serviço complexo que demanda tempo, muitas vezes aguardando a perícia policial para iniciar os trabalhos.
Orientações de Segurança
Guilherme Mafra, gerente de segurança e saúde da Neoenergia Elektro, reforça a importância das orientações de segurança: “Se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da concessionária. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão”.
Os responsáveis pelos acidentes devem arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária, com valores em torno de R$ 6 mil, incluindo poste, estruturas, fios e equipamentos danificados. No entanto, a maior prevenção é a conscientização do motorista e a adoção de direção defensiva.
Dicas para Evitar Acidentes
- Manutenção do veículo: Verifique regularmente pneus, freios, faróis e retrovisores.
- Uso do celular: Evite usar o celular enquanto dirige para não colocar em risco a vida de pedestres e outros motoristas.
- Sinalização e limites de velocidade: Respeite sempre as regras e limites de velocidade das vias.
- Cinto de segurança e capacete: Use sempre cinto de segurança e, para motociclistas, capacete.
- Distância segura: Mantenha uma distância segura do veículo à frente.
- Substâncias tóxicas: Não dirija sob efeito de álcool, remédios ou qualquer substância tóxica.
- Fadiga: Evite dirigir com sono.