O efetivo que compõe o grupamento do Canil da GCM de Limeira (SP) participou na semana passada de um intercâmbio com o Canil da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. O trabalho envolveu aspectos como o adestramento de cães, treinamento socioeducativo e abordagens específicas de proteção e segurança. Quatro guardas civis municipais de Limeira participaram do aprimoramento de técnicas.
O intercâmbio foi articulado entre a vice-prefeita Erika Tank e a secretária de Segurança Urbana do município de São Paulo, Elza Paulina de Souza. O objetivo é fortalecer o trabalho do canil de Limeira no combate à criminalidade.
Érika acompanhou os GCMs de Limeira durante o intercâmbio. “Essa ferramenta de trabalho da nossa GCM é bastante importante na ajuda de investigações de crimes”, observou. “Visitas como essa realizada em São Paulo ajudam na troca de experiências e abre caminho para novos aprendizados”, complementou. Érika foi informada sobre a experiência do canil de São Paulo durante um seminário sobre segurança pública, no qual ela esteve presente.
Estiveram presentes em São Paulo, o comandante da GCM, André Hailer e o efetivo composto pelo responsável pelo canil, Jilles Ragonha, e pelos guardas civis Jefferson Altamiro da Silva, Hugo Guilherme Oliveira Pimenta e Aparecido de Oliveira Sobrinho.
LEGISLAÇÃO
O canil de Limeira é composto por três câes. Eles são especialistas em ajudar na localização de drogas e de armas de fogo. São utilizados em ocorrências que possam envolver tráfico de drogas e armamentos. Os cães também participam de ações das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, além do Departamento de Trânsito. Sete GCMs integram o grupamento do canil.
O secretário de Segurança, Wagner Marchi, afirmou ser positivo o intercâmbio realizado entre os dois canis. “É uma forma de fortalecer o nosso trabalho”, declarou.
O canil de Limeira foi oficializado por meio de uma lei municipal de autoria do prefeito Mario Botiion e posteriomente por um decreto de regulamentação. Esses instrumentos legais vigoram, respectivamente, desde outubro e dezembro de 2018.
“Transformamos o nosso canil em política pública na área de segurança. O trabalho desse grupamento é bastante significativo, e o aprimoramento de nossos guardas como o ocorrido em São Paulo é algo relevante”, afirmou o prefeito.