O Paulistão de 2023 com apenas um grande nas semifinais. Pois é, o Palmeiras disputará o título com Ituano, Água Santa e Red Bull Bragantino. Corinthians e São Paulo caíram nas quartas de final e o Santos nem se classificou para esta fase.
O Palmeiras, único invicto e dono da melhor campanha até aqui, eliminou o São Bernardo, sábado no Allianz Parque. Venceu por 1 a 0, gol do atacante Rony, motivado com a convocação para a Seleção Brasileira.
No domingo à tarde, a primeira zebra. O Ituano conseguiu eliminar o Corinthians em plena Néo Química Arena. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, gols de Raí Ramos para o time do interior e Paulinho, de cabeça, para o Timão, o Galo, do goleiro Jefferson Paulino (ex-Inter de Limeira), levou a melhor nas penalidades máximas.
No domingo à noite, o Red Bull Bragantino contou com uma grande atuação de Bruninho para despachar o Botafogo por 2 a 0, em Bragança Paulista. O atacante marcou os dois gols do jogo.
Para fechar as quartas de final, o São Paulo foi eliminado pelo Água Santa, diante de 40 mil pagantes no Allianz Parque. O time de Rogério Ceni sentiu a ausência de Calleri e não conseguiu marcar um gol no Netuno. Após o 0 a 0 no tempo normal, o time de Diadema venceu nos pênaltis por 6 a 5.
O São Paulo mandou pela primeira vez em sua história um jogo no Allianz Parque. Existe um acordo entre as diretorias dos dois clubes que prevê reciprocidade.
Como o Palmeiras jogou o clássico com o Santos no Morumbi no começo de fevereiro, o Tricolor, sem contra com o Morumbi em razão das apresentações da banda inglesa Coldplay, usou o Allianz.
Vale lembrar que o São Paulo jogou no estádio do rival 53 vezes quando este ainda se chamava Palestra Itália.
As semifinais terão, portanto, duas zebras e apenas a presença de um dos considerados grandes, o Palmeiras. O atual campeão enfrenta o Ituano, domingo, às 16h, no Allianz Parque. O Água Santa será adversário do Red Bull Bragantino. Esse duelo será na segunda-feira, às 20h, na Vila Belmiro.