Dorival Júnior faz sua estreia como técnico da Seleção Brasileira hoje, contra a Inglaterra, às 16h (Brasília), em Wembley.
O técnico começa sua era à frente da seleção com uma renovação entre os convocados, com diversas caras novas vestindo a camisa do Brasil.
Dorival Júnior foi contratado pela CBF neste ano para o ciclo até da Copa do Mundo de 2026. Ele chegou para ocupar o lugar de Fernando Diniz, demitido após os resultados abaixo do esperado nas Eliminatórias Sul-Americanas.
O goleiro Ederson, os zagueiros Marquinhos e Gabriel Magalhães, o volante Casemiro e o atacante Gabriel Martinelli foram cortados por por estarem lesionados. O goleiro Léo Jardim, os zagueiros Fabrício Bruno e Bremer e os atacantes Galeno e Pepê foram chamados para os respectivos lugares.
Para se ter ideia, Danilo é o último remanescente do último amistoso entre Brasil e Inglaterra, também em Wembley, em novembro de 2017. Na ocasião, a seleção comandada por Tite empatou sem gols com os britânicos, e o lateral, que será capitão de Dorival, era reserva.
Já a Inglaterra conta com seis nomes que estavam naquela convocação de Gareth Southgate e estão nessa também: Pickford, Gomez, Maguire, Stones, Walker e Rashford.
O jogo contra o Brasil é o último que a Inglaterra fará antes de começar a Eurocopa. A seleção inglesa deve contar com grandes nomes como Jude Bellingham, do Real Madrid, Phil Foden, do Manchester City, e Harry Kane, do Bayern de Munique.
A Inglaterra vem de um trabalho longo sob o comando de Southgate. Neste período, a equipe chegou na semifinal da Copa do Mundo de 2018, nas quartas de final de 2022 e foi vice da Euro de 2020.
Em seu último jogo, a Inglaterra empatou em 1 a 1 com a Macedônia do Norte pelas Eliminatórias da Eurocopa. Já o Brasil foi superado pela Argentina, em casa, por 1 a 0 pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.
O retrospecto entre as seleções registra 26 jogos, com 11 vitórias do Brasil, 11 empates e quatro triunfos da Inglaterra.
Inglaterra x Brasil
Inglaterra – Pickford; Walker, Maguire, Stones e Chiwell; Rice, Henderson e Bellingham; Rashford, Harry Kane e Foden. Técnico – Gareth Southgate.
Brasil – Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vini Júnior. Técnico – Dorival Júnior.
Estádio de Wembley, em Londres, às 16h.