Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (23), na Cúria Diocesana de Limeira, o bispo Dom José Roberto Fortes Palau refletiu sobre o legado do Papa Francisco e sua importância para a Igreja Católica. O encontro reuniu jornalistas e membros do clero, que também deram seus depoimentos sobre o pontificado do Papa, falecido recentemente aos 88 anos.
Dom José relatou suas experiências pessoais em quatro ocasiões com o Pontífice, ressaltando a simplicidade, o trabalho incansável e o olhar profundamente humano de Francisco. “Um homem simples, muito trabalhador e profundamente humano”, definiu o bispo, que destacou como o Papa deu espaço inédito para a atuação de mulheres dentro das instâncias decisórias do Vaticano.
Outro ponto forte do pontificado abordado foi a sinodalidade – conceito que marca a ideia de uma Igreja que caminha junto, ouvindo e dialogando com todos os seus membros. “Essa é uma herança que deve permanecer viva mesmo com a chegada de um novo Papa”, afirmou Dom José.
Sobre o futuro da Igreja, ele se mostrou otimista, embora cauteloso: “O estilo pode mudar com um novo pontífice, mas as decisões importantes de Francisco tendem a ser mantidas”.
O vigário geral da Diocese, padre Cássio Roberto Rossette, também participou da coletiva e lembrou das audiências com o Papa no Vaticano, ressaltando a dimensão humana e orante de Francisco. Já o coordenador diocesano de pastoral, padre Diego Miquelotto, mencionou a alegria do Papa ao encontrá-lo pessoalmente e destacou a constante ênfase na misericórdia como marca de seu governo espiritual.
Ao final, os membros do clero destacaram a esperança de que o legado de Francisco – de uma Igreja mais próxima, misericordiosa e humana – continue inspirando o futuro do catolicismo.




