A fase oitavas de final da Copa do Brasil reservou um duelo bastante interessante. O Palmeiras recebe o Fortaleza, às 19h, no Allianz Parque. O duelo de volta está marcado para o dia 31, na Arena Castelão.
Os dois times estão invictos no Campeonato Brasileiro. O Verdão é o vice-líder com 14 pontos (4 vitórias e 2 empates), enquanto o Leão do Pici é o 8º, com 10 pontos (2 vitórias e 4 empates). Os dois empataram no fim de semana.
Para esta partida, Abel Ferreira não poderá contar com Artur. O atacante já defendeu o Red Bull Bragantino no torneio. Além dele, Marcos Rocha, Murilo e Atuesta seguem em fase de recuperação de lesões.
Já Zé Rafael e Piquerez, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo no fim de semana, têm retorno garantido.
O Palmeiras não perde desde o dia 5 de abril, quando foi derrotado pelo Bolívar por 3 a 1, em La Paz, na estreia da Taça Libertadores da América. De lá para cá foram 11 jogos, com oito vitórias e três empates.
A série invicta do Fortaleza é maior: 13 jogos, com oito vitórias e cinco empates. O Leão foi derrotado pela última vez no dia 1º de abril. Na Copa Sul-Americana, o Tricolor do Pici é líder do Grupo H com 100% de aproveitamento: três vitórias em três partidas.
O Palmeiras entrou direto na terceira fase da Copa do Brasil e passou pelo Tombense. Goleou de virada por 4 a 2, no Allianz Parque e empatou por 1 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
O Fortaleza por sua vez, liquidou a classificação logo no jogo de ida, quando fez 6 a 1 no Águia de Marabá. Na volta em Belém tornou a vencer, desta vez por 2 a 0.
Esse será o quinto confronto entre Abel Ferreira e Juan Pablo Vojvoda, técnico adversário, que vivem dois dos trabalhos mais longevos do futebol brasileiro: o português está desde outubro de 2020 no Verdão, enquanto o argentino está no Leão desde maio de 2021. O retrospecto é negativo para o lado palmeirense. Em quatro jogos, o Verdão venceu apenas uma vez, contra duas vitórias do Fortaleza e um empate.
O Fortaleza não terá o colombiano Bryan Ceballos, que foi titular contra o Grêmio no domingo. Ele terá que cumprir suspensão por ter sido expulso no segundo duelo com o Águia de Marabá. Por outro lado, Brítez está de volta à zaga.
Já Alex Vinícius e Bernardo Schappo, outros zagueiros, não podem jogar porque já defenderam outra equipe no torneio. O outro zagueiro de origem do elenco tricolor é Marcelo Benevenuto, que sequer viajou com o time, pois trata um edema no músculo adutor da coxa direita.
O Fortaleza também não poderá contar com o goleiro Fernando Miguel, que se recupera de um estiramento ligamentar no joelho esquerdo. João Ricardo segue no gol. Os atacantes Moisés (trauma no pé direito) e Thiago Galhardo (pubalgia) são tratados como dúvida.
Marca
Pilar da defesa palmeirense, o zagueiro Gustavo Gómez segue acumulando marcas importantes no clube. Após o empate por 1 a 1 diante do Red Bull Bragantino, no último sábado, pelo Brasileirão, o paraguaio igualou o feito de outros dois ídolos e agora ocupa o posto de estrangeiro com mais partidas pelo Palmeiras, ao lado do compatriota Arce e do chileno Valdívia, com 241 jogos. Ele também completou 100 partidas ao lado do zagueiro Luan.
Palmeiras x Fortaleza
Palmeiras – Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick (Breno Lopes). Técnico – Abel Ferreira.
Fortaleza – João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco; Lucas Sacha, Caio Alexandre, Calebe e Hércules; Romarinho e Silvio Romero. Técnico – Juan Pablo Voyvoda.
Árbitro – Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA-RJ)
Local – Allianz Parque, 19h.