Huan Huan, uma panda fêmea emprestada por um zoológico chinês ao ZooParc de Beauval, na França, deu à luz dois gêmeos saudáveis na madrugada desta segunda-feira (2).
Os bebês são parte da família de pandas do zoológico, que inclui o pai Yuan Zi e seu irmão, Yuan Meng, que nasceu em 4 de agosto de 2017.
A princípio, sabe-se que os recém-nascidos são duas fêmeas, mas o sexo só poderá ser definido com precisão dentro de alguns dias.
“Os 10 primeiros dias são o período sensível”, disse Mulot. “Huan Huan se comporta melhor. Tem os gestos de uma boa mãe. É um nascimento muito lindo”, conta o diretor do departamento veterinário do zoológico, Baptiste Mulot.
No ambiente natural, apenas o filhote mais forte recebe os cuidados da mãe e sobrevive, mas uma cuidadora do local conseguiu resgatar o mais fraco e colocá-lo numa incubadora.
O primeiro bebê pesava 149 gramas, número “muito tranquilizador” para uma cria de panda. O segundo bebê, que ficou um pouco mais de tempo com a mãe, pesa 128 gramas.
No final de março, o casal de pandas gigantes copulou, mas, por precaução, também foi feita uma inseminação artificial, já que a panda fêmea só é fértil entre 24 e 48 horas por ano.
Graças a esta técnica, Huan Huan teve seu primeiro bebê em 2017. Agora com quatro anos, o primeiro panda nascido na França pesa mais de 100 quilos. Seu gêmeo não sobreviveu.
Os recém-nascidos receberão nomes dentro de um prazo de 100 dias pela primeira-dama chinesa.