O documentário “Anciente dance com a gente” será exibido no canal do youtube “Hadarah Casa do Chá e Cultura” a partir do dia 22 de novembro, às 19h, e contará a evolução da dança do ventre desde o seu surgimento, há 35 mil anos, quando foi criada como um ritual sagrado feminino envolvendo mulheres gestantes até o momento do parto.
A dança do ventre, a principal até hoje no Egito, tem muitas curiosidades ainda pouco conhecidas pela população. Os movimentos em formas de ondas com as mãos e abdômen, por exemplo, imitam a natureza e animais como o camelo, a cobra naja, as aves e as ondulações dos rios.
O vídeo, com duração de 60 minutos, vai contar a evolução da dança pelo mundo. A dançarina e idealizadora do projeto, Meire Isabel Geraldo, batizada com o nome de Hadarah, preparou uma verdadeira viagem no tempo, mostrando os detalhes da dança do ventre, a tribal, a folclórica, a clássica e a moderna. “Cada uma tem seu destaque em especial. A folclórica, por exemplo, é uma dança presente em festividades populares. A moderna pode ser vista nas pistas de dança das baladas atuais. E todas têm algo em comum: são filhas da dança do ventre”, afirma Hadarah.
São cinco mulheres envolvidas no projeto. Além da Hadarah, as dançarinas profissionais Carina Chiari, Priscila de Fátima Ferreira de Freitas, Elaine Jalilah e Flávia Fernandes Abdelaty Felous, que é percussionista. Durante a entrevista, todas deixaram claro a paixão pela dança do ventre e falaram sobre o poder que a mesma tem em resgatar o amor próprio e a autoestima da mulher. “Por mais que eu estude a história da dança anciente, ela sempre esconde mistérios que nos envolvem cada vez mais e nos empodera”, relata Carina.
A gravação do documentário foi possível com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, apoiado pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020 – através do decreto nº 10.751 e do Projeto aprovado nº 6458/2020 da Prefeitura Municipal de Limeira, através da Secretaria da Cultura.
Projeto Social
Quem quiser aprender mais sobre a cultura anciente, pode participar do projeto social na Casa do Chá, Arte e Cultura. A aula gratuita de dança do ventre acontece toda quarta-feira com agendamento pelo telefone 19 99708-8623. O espaço fica na Rua Brasil Prado, 264, Jardim Águas da Serra.