Comemora-se nesta sexta-feira, 15 de outubro, o Dia do Professor. Em mais um ano de obstáculos por conta da pandemia da covid-19, agora o desafio que os professores enfrentam na volta às aulas presenciais é a tentativa de compensar as possíveis defasagens e perdas dos últimos meses.
A professora Denise Cantanhede dá aulas para crianças na faixa dos 11 anos em Limeira (SP). Conta que, a princípio, o maior desafio dos professores foi não ter o contato presencial com seus alunos. “A mudança do presencial para o remoto/híbrido foi muito difícil, não só para mim, pois eu e a maioria de meus amigos somos professores de ‘giz e lousa’”, conta. “Tivemos que aprender a fazer e editar vídeos, aprender a fazer reuniões/aulas via Meet, Teams e a gente não aprende isso na faculdade… Mas, o maior desafio foi o não ter o contato com o aluno, o cara a cara”, relata.
A professora observa que, infelizmente, a aprendizagem sofreu perdas devido ao distanciamento e às aulas remotas, ainda que com o esforço dos professores em oferecer o melhor aos estudantes. “Estamos fazendo a recuperação desde o início do ano, com atividades mais simples, de acordo com o que o aluno defasado precisa. Não está sendo fácil, mas fazemos o que está ao nosso alcance”, destaca.
O Rápido no Ar parabeniza a todos os professores nesta data por sua importância e grande missão na vida de todos os cidadãos e da sociedade, ainda mais em tempos tão desafiadores!