A destinação correta do óleo de cozinha é uma das medidas mais simples que podemos tomar para preservar o meio ambiente. Infelizmente, muitas pessoas ainda jogam o óleo usado no ralo da pia, o que pode causar sérios danos ao sistema de esgoto e ao meio ambiente.
O descarte irregular de óleo de cozinha e gordura na rede de esgoto é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, e um dos grandes vilões das tubulações de esgoto. Isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.
“A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.
Para evitar que este problema ocorra na cidade de Limeira, a BRK, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza a campanha “Olho Vivo – Água e óleo não se misturam”. A iniciativa inclui palestras nas escolas municipais para turmas do 3º ano do ensino fundamental e a instalação de pontos de coleta nestas escolas que receberam a palestra. Os alunos são incentivados a multiplicarem o conhecimento e a fazer uma campanha na unidade de ensino para arrecadação de óleo das próprias famílias e da comunidade local.
É importante destacar que o óleo, após arrecadado, será coletado pela Planeta Azul, empresa especializada e que dará a destinação ao material para ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.
“Assim, pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado deste resíduo no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto”, reforça o gerente.
Participar do projeto é simples. Confira abaixo:
1. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo esfriar;
2. Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes;
3. Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo;
4. Feche bem a tampa para evitar vazamentos;
5. Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor;
6. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do projeto.
Confira os pontos de coletas já instalados em Limeira:
• Escola Municipal Alfredo Christiano Stahlberg: Via Martim Lutero, Km 10, Sítio Santa Rosa, Bairro dos Frades.
• Escola Municipal Ângelo Biasotto: Rodovia Anhanguera, Km 131, Bairro do Jaguari.
• Escola Municipal Tenente Aviador Ary Gomes de Castro: Rua Jacob de Gaspari, 71, Tatu.
• Escola Municipal Bairro dos Lopes: Rua Antônio Sonego, s/n, Bairro dos Lopes.
• Escola Municipal Martim Lutero: Via Martim Lutero, Km 3, Bairro dos Pires.
• Escola Municipal Prof. José Roberto Braz: Rua Paulo Georgete, 265, Jardim Ibirapuera.