Uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após o desabamento parcial do restaurante Jamile, na Rua 13 de Maio, na região da Bela Vista, no centro de São Paulo, no fim da manhã desta quarta-feira (8). As vítimas foram soterradas após a queda do mezanino, área onde trabalhavam funcionários. O local estava fechado ao público no momento do acidente.
De acordo com relatos de funcionários e informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o desabamento aconteceu por volta das 12h, antes da abertura do restaurante para o almoço. O colapso estrutural atingiu a parte interna do imóvel, em uma área restrita aos colaboradores.
Inicialmente, os bombeiros investigaram a possibilidade de explosão de gás, mas essa hipótese foi descartada após os primeiros levantamentos. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h20 e mobilizou sete viaturas, além do helicóptero Águia, para o resgate.
Seis pessoas ficaram soterradas nos escombros. Cinco delas foram resgatadas com vida e encaminhadas a diferentes unidades de saúde da capital paulista, como as UPAs Vergueiro e Vila Mariana, e os prontos-socorros Salvalus e São Paulo. As vítimas apresentavam escoriações e queixas de dores nas costas.
A sexta vítima, uma mulher, teve parada cardiorrespiratória e não resistiu. A identidade dela não foi divulgada até o momento.
Após o desabamento, o imóvel foi interditado pelas autoridades. A Defesa Civil também isolou imóveis vizinhos por precaução. O entorno foi monitorado por agentes da CET, Polícia Militar e técnicos da Prefeitura.
O restaurante Jamile, situado em uma área boêmia da cidade, é conhecido por sua ligação com o chef de cozinha Henrique Fogaça, jurado do programa MasterChef Brasil, da TV Band. Em nota, Fogaça lamentou o ocorrido e afirmou não ser proprietário do restaurante, mas apenas responsável pela criação do cardápio.
“Embora esteja fora do país, o chef mantém contato com os responsáveis pelo restaurante e acompanha de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido”, diz o comunicado divulgado por sua assessoria.




