A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra, de 36 anos, foi liberada da Colônia Penal Feminina do Recife nesta segunda-feira (9), após obter um habeas corpus concedido pela Justiça de Pernambuco. Deolane cumprirá prisão domiciliar e será monitorada por tornozeleira eletrônica. A mãe dela, Solange Bezerra, permanece presa.
A informação sobre a soltura de Deolane foi divulgada por sua irmã, Dayane Bezerra, nas redes sociais. Ambas foram detidas na semana passada durante a Operação Integration, que investiga uma quadrilha acusada de movimentar cerca de R$ 3 bilhões em um esquema de lavagem de dinheiro proveniente de jogos ilegais.
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, Deolane é suspeita de criar um site de apostas com o objetivo de lavar dinheiro oriundo desses jogos. O site, operado pelo grupo HSF Gaming, com sede em Curaçao, é também investigado na mesma operação.
Habeas corpus e legislação
Além de Deolane, Maria Eduarda Filizola, esposa de Darwin Henrique da Silva Filho, dono do site Esportes da Sorte, também foi beneficiada pela decisão judicial. Ambas foram soltas com base em uma legislação que permite a substituição da prisão preventiva por domiciliar para gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou pessoas com deficiência.
Operação Integration
Deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, com o apoio do Ministério da Justiça e da Interpol, a Operação Integration tem como foco desmantelar uma organização criminosa envolvida em jogos ilegais e lavagem de dinheiro. A investigação, que teve início em abril de 2023, aponta que o grupo movimentou mais de R$ 3 bilhões entre janeiro de 2019 e maio de 2023.
Segundo as autoridades, o dinheiro era lavado por meio de empresas de eventos, publicidade, casas de câmbio e outras entidades, que facilitavam a inserção de valores ilícitos no patrimônio dos envolvidos por meio de compras de veículos de luxo, aeronaves, joias e imóveis.