A denúncia feita por uma moradora de Limeira, relatando que algo estranho poderia estar ocorrendo no Cemitério Parque, localizado no Parque Nossa Senhora das Dores, levou a equipe do Rápido no Ar até o local para averiguar uma possível situação de descaso.
Durante a visita, a equipe encontrou resíduos como madeira, barro, tecidos e partes de aço, que pertenciam a um caixão. Os materiais estavam jogados ao lado da área destinada à população mais carente, onde ficam os túmulos de pessoas que não possuem sepulturas privadas.
Há indícios de que esses resíduos tenham sido retirados de uma vala e deixados no local de forma inadequada. Uma internauta registrou imagens da situação e entrou em contato com o portal para confirmar o problema.
O Rápido no Ar continuará fiscalizando os prédios municipais e cobrando respostas das autoridades responsáveis, a fim de manter a população informada sobre os desdobramentos desta e de outras situações.
O Rápido no Ar recebeu retorno da Secretaria de Comunicação esclarecendo de que maneira a Prefeitura de Limeira trata o caso dos restos do caixão encontrado no Cemitério. Em nota, a administração pública informa:
“A Secretaria de Obras e Serviços Públicos esclarece que os procedimentos realizados no Cemitério Parque seguem rotinas operacionais normais do serviço funerário municipal.
Para a realização de novos sepultamentos, as valas são abertas previamente e, quando necessário, materiais remanescentes de sepultamentos anteriores são retirados. As ossadas são devidamente acondicionadas em caixas próprias, conforme os protocolos adotados.
Os resíduos não reaproveitáveis, como partes de madeira e outros materiais, são destinados a caçambas para posterior recolhimento. Esse procedimento ocorre de forma periódica, geralmente semanal. No momento do registro das imagens, havia ainda outra vala a ser aberta, motivo pelo qual o recolhimento não havia sido concluído. A retirada do material remanescente está programada para esta semana.
Em relação à presença de mato, a Secretaria informa que foi realizado um mutirão de zeladoria no Cemitério Parque na semana passada, com serviços de limpeza e roçagem. A manutenção do espaço segue um cronograma contínuo, que será reforçado para garantir melhores condições de conservação do local”, diz o texto.




