A terceira fase da Operação Downtown, deflagrada nesta quinta-feira (13) pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), desmantelou um esquema de lavagem de dinheiro operado por uma facção criminosa em pensões e hotéis no centro de São Paulo.
Operação e Descobertas
A operação encontrou 28 hospedagens usadas para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e bloqueou 26 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas envolvidas. As hospedagens serviam para armazenar drogas e como base para operações fraudulentas, criando uma “rede colaborativa” para dar aparência de legalidade ao dinheiro.
Declarações
“Estamos juntando as peças do quebra-cabeça do ecossistema financeiro do crime organizado. A operação é, de fato, um ataque, uma asfixia financeira contra os integrantes da facção”, explicou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Resultados da Operação
Até agora, 14 pessoas foram presas e mais de R$ 27 mil em espécie foram apreendidos, junto com joias, armas e drogas. Um laboratório de drogas foi descoberto em São Lourenço da Serra, na região metropolitana de São Paulo.
Histórico
A operação começou há um ano e, nas fases anteriores, resultou em várias prisões e apreensões. A primeira fase, em junho do ano passado, teve 27 mandados de busca e apreensão e 33 presos. A segunda fase terminou com cinco presos e R$ 43 mil apreendidos.