A Defesa Civil de Piracicaba (SP) decretou, na manhã desta segunda-feira (9), estado de emergência no rio Piracicaba que está com 4,20 metros e já avança nas margens. Segundo Odair Melo, secretário da Defesa Civil, se chegar a 4,70 vai começar o extravasamento.
Caso isso ocorra, o primeiro lugar que costuma transbordar, de acordo com o secretário, é no restaurante Arapuca, na rua do Porto, onde a água volta por baixo da galeria e a rua fica intransitável.
Nesta manhã, na avenida Alidor Pecorari, já havia alguns pontos alagados. Com a força da água, uma tampa de bueiro, no cruzamento com a rua Moraes Barros, levantou e várias ratazanas saíram de dentro – algumas mortas. Maurício Alonso, 62, que mora no local há 60 anos, disse que até fezes saem do bueiro.
.
De acordo com ele, até preservativos foram encontrados na calçada. “Semana passada vieram aqui, jogaram uma massa preta do lado da tampa e agora está assim de novo. É uma calamidade”, declarou o morador que disse que, em menos de dois dias, mais de 30 ratos saíram da boca-de-lobo.
A Defesa Civil alerta à população, e também pessoas que vêm de outras cidades para ver a cheia do rio, para que apreciem a beleza dele, mas que não entrem em locais alagados e, principalmente, no rio – nem com boias e muito menos com jet-sky. Em caso de emergência deve-se ligar para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.