A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta de altas temperaturas em todo o território paulista até o próximo domingo (9). O calor intenso segue marcando presença, com destaque para as regiões de Presidente Prudente e Marília, onde os termômetros podem atingir 37°C.
Em outras regiões, como São José do Rio Preto e Araçatuba, a previsão é de 36°C, enquanto Bauru e Araraquara devem registrar máximas de 35°C. As regiões de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Registro e o Vale do Ribeira esperam temperaturas de até 34°C.
Na Região Metropolitana de São Paulo, no Litoral Norte e nas regiões de Sorocaba e Campinas, as temperaturas devem alcançar 31°C. No Vale do Paraíba, a máxima prevista é de 32°C, enquanto na Baixada Santista o registro deve ficar em 28°C e na Serra da Mantiqueira, 27°C.
Mesmo com o calor intenso, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem ser acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento.
Cuidados durante o calor intenso
A Defesa Civil reforça a importância de se manter hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. A exposição direta ao sol entre 10h e 16h deve ser evitada sempre que possível. O uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros ajuda a reduzir os impactos do calor.
Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas precisam de atenção especial, já que são mais vulneráveis aos problemas decorrentes do calor excessivo.
Cuidados com os pets
Os animais de estimação também sofrem com as altas temperaturas. Para evitar desidratação, queimaduras e superaquecimento, é essencial manter os pets hidratados, oferecer água fresca e realizar passeios nos horários mais frescos, como pela manhã ou à noite. Além disso, deve-se evitar o contato direto das patas com o asfalto quente e proporcionar um ambiente arejado e com sombra.
Mudança no tempo a partir de segunda-feira (10)
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, a partir da segunda-feira (10), a aproximação de uma frente fria atuará no estado, quebrando o bloqueio atmosférico e fazendo com que as temperaturas máximas diminuam, além de favorecer o retorno das chuvas, principalmente na faixa leste do estado.