Os 443 alunos da Emeief Limeira participaram na manhã desta segunda-feira (8) do primeiro Simulado de Desocupação de Emergência da Rede Municipal. O treinamento será realizado em todas as 83 escolas municipais, como última etapa do Plano de Contingência da Educação. Elaborado pela equipe técnica da Defesa Civil, o documento reúne um conjunto de protocolos a serem adotados em caso de desastres, como incêndios e desabamentos, ou da presença de agressores ativos (atiradores). O prefeito Mario Botion acompanhou o simulado e avaliou a ação. “É importante que toda a escola esteja preparada para agir de maneira rápida e organizada em situações de emergência”, frisou.
“O simulado é a consolidação de um trabalho extenso, iniciado no ano passado, que inclui o treinamento teórico dos funcionários das escolas e a avaliação de risco de todas as unidades de ensino”, destacou o diretor da Defesa Civil, Anderson Martins. De acordo com o diretor, a adoção do Plano de Contingência pela Prefeitura de Limeira tem atraído a atenção de municípios da região, como Iracemápolis e Mogi Guaçu, que enviaram representantes até a Emeief Limeira.
ALARME DE INCÊNDIO
Após soar o alarme de incêndio, os estudantes do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental foram conduzidos por professores e demais funcionários à chamada “zona fria”, um espaço onde permaneceram em segurança – no caso – o Ginásio de Esportes Vô Lucato. Na sequência, o Corpo de Bombeiros entrou em ação, com a chegada do caminhão à escola. Os bombeiros, então, desenrolaram a mangueira até o interior da unidade. Após o incêndio fictício ser controlado, foi a vez da Defesa Civil participar dos trabalhos, com a avaliação técnica das instalações e o aval para que os alunos retornassem ao prédio.
O diretor da Emeief, Nazareno Travaglini Júnior, destacou que no mês passado os professores e alunos passaram por um treinamento de brigada de incêndio, ministrado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. “Ações como essas são necessárias para preparar nossa equipe”, afirmou. A aluna Sophia Guerra dos Santos, de 10 anos, também aprovou o simulado. “Quando tiver um incêndio de verdade, iremos estar preparados”, disse.
Também estiveram presentes ao treinamento, a vice-prefeita Erika Tank, os secretários Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), o vereador Betinho Neves, além de integrantes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana.