A Defesa Civil de Limeira realizou uma atividade inédita nesta quarta-feira (8) para gestores e funcionários das 82 escolas municipais. O objetivo foi orientar sobre planos de contingência e evacuação em caso de incidentes que possam colocar em risco a vida de alunos e funcionários.
Durante o curso, ministrado pelo diretor da Defesa Civil, Anderson Martins, e pelo agente do órgão, Leonardo Lange, foram abordados fatores como identificação de pontos para saída emergencial e retirada segura das pessoas do ambiente escolar. Segundo Martins, a elaboração de um plano adequado à realidade de cada unidade escolar é fundamental para prevenir a ocorrência de incidentes.
O prefeito, Mario Botion (PSD), também participou do encontro e destacou a importância da criação de brigadas escolares. “É um avanço bastante significativo para o ambiente escolar e para a sociedade”, disse. Ele ainda ressaltou o trabalho da Defesa Civil no processo e anunciou que fortalecerá o órgão na parte estrutural.
A próxima fase do trabalho será a visita dos técnicos da Defesa Civil nas escolas, para tratar o assunto de forma individualizada e realizar simulações de ocorrências. Em seguida, o plano será estendido para outras instâncias da administração municipal.
O secretário de Educação, André De Francesco, também participou do encontro e ressaltou a importância da iniciativa para a segurança dos alunos e funcionários das escolas municipais.
Com a implementação do plano de contingência e evacuação, a Defesa Civil de Limeira busca garantir a segurança e bem-estar dos alunos e funcionários em caso de incidentes que possam colocar em risco suas vidas.