A Defesa Civil de Capivari (SP), por meio da Secretaria de Segurança Pública, informou na tarde desta quarta-feira (11), que o município já acumula 238,8 milímetros de chuva nos primeiros 11 dias de fevereiro.
Para efeito de comparação, durante todo o mês de janeiro — em 31 dias — o acumulado foi de 353,90 milímetros. Isso significa que, em pouco mais de um terço do mês, fevereiro já registrou aproximadamente 67% de todo o volume de chuva contabilizado em janeiro, evidenciando a intensidade das precipitações recentes.
Mesmo diante do grande volume de chuvas, os impactos foram minimizados graças às ações preventivas adotadas pelo município, especialmente o desassoreamento do Rio Capivari e outros investimentos em infraestrutura e prevenção.
Antes da realização do desassoreamento, o rio apresentava extravasamento quando atingia a marca de dois metros na régua de aferição, afetando as primeiras residências em áreas mais vulneráveis.
Nesta quarta-feira (11), o nível do Rio Capivari chegou a 2,31 metros e, ainda assim, apenas duas residências foram atingidas. A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e o nível do rio de forma permanente, mantendo as equipes em prontidão para qualquer eventualidade.
A orientação é para que a população acompanhe os canais oficiais da Prefeitura e, em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo telefone 153.




