Um decreto assinado pelo prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, que será publicado na edição desta terça-feira (1º) do Jornal Oficial do Município, prorroga até 14 de fevereiro medidas restritivas para se evitar o avanço de casos de Covid-19.
Com o decreto, segue valendo a proibição de eventos fechados com público em pé. Dessa forma, serão permitidas atividades culturais, de lazer e de cunho religioso somente até o limite de capacidade do estabelecimento ou local com o público sentado.
A medida é amparada em manifestação do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que tem como objetivo principal “evitar o excesso de pessoas e conter a rápida disseminação do contágio da doença”, agora por meio da variante ômicron.
Regras como uso da máscara, distanciamento e medidas de higiene seguem valendo, conforme estabelecem resoluções da Secretaria Estadual de Saúde.
Equipes da Vigilância Sanitária serão responsáveis pela fiscalização e eventual aplicação de penalidades. Forças policiais instituídas podem também serem chamadas a atuar para conter abusos e dispersar aglomerações, principalmente em eventos de natureza clandestina.