Decreto publicado hoje pela Prefeitura de Limeira (SP) estabelece medidas de prevenção que envolvem trabalhadores do setor de entrega, sobretudo motoboys, por conta do delivery. A medida segue orientação determinada em portaria pela Diretoria Técnica do Centro de Vigilância Sanitária, da Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
De acordo com o decreto, profissionais de entrega de mercadorias, sejam entregadores ciclistas, motociclistas e motoristas contratados diretamente ou por meio de aplicativos, que apresentem sintomas e sejam identificados como casos suspeitos devem procurar uma das unidades de referência ao Covid-19. Nas unidades, eles receberão orientações sobre conduta, avaliação e testagem.
A portaria do Centro de Vigilância Sanitária do Estado cita que a medida é necessária porque os serviços de delivery aumentaram. “A categoria de entregadores ciclistas, motociclistas e motoristas por aplicativos apresentam grande expansão, justamente pelas necessidades de consumo específicas impostas pelo isolamento social. As atividades dos entregadores se tornaram essenciais para garantir o isolamento social. […] Boa parte das pessoas que se utilizam dos serviços oferecidos por estes trabalhadores estão em quarentena e são portadores de doenças crônicas ou condições que comprometem a imunidade, logo, de maior risco para as formas graves de Covid-19”, está no documento.
Em Limeira, caso entregadores apresentem sintomas e ou se considerem suspeitos devem procurar as seguintes unidades:
I – Unidade de Referência localizada junto ao prédio do Hospital Sociedade Operária Humanitária – Avenida Dona Antonia Valverdi Cruañes, nº 450, Jardim Piratininga;
II – UBS Nova Europa – Rua Dona Eliza Sthalberg nº 366, Jardim Nova Europa;
III – UBS Novo Horizonte – Rua Nelson Ferraz da Silva s/nº, Jardim Novo Horizonte;
IV – UBS Boa Vista – Rua Castro Barreto nº 162, Jardim Boa Vista;
V – UBS Morro Azul – Rua Oswaldo Bertolini nº 500, Jardim Morro Azul.