O Coronavírus é uma doença que vem se disseminando rápido por todo o mundo. A chegada ao Brasil, com os primeiros casos com testes positivos preocupa muitos brasileiros que estão à procura das melhores formas de se proteger, afinal, já são milhares de casos notificados e confirmados em todo o mundo, o que é um número alarmante e que chamou a atenção das maiores organizações de saúde mundiais, como é o caso da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Apesar de existir alguns cuidados básicos que todos podem ter, é muito importante dar uma atenção em especial à higiene e saber que ainda não existe uma vacina definitiva para prevenir ou tratar o coronavírus, mas essas já estão sendo desenvolvidas e podem sair em até três meses. Mas, você já sabe o que é o coronavírus? Confira as informações trazidas pelo Portal Pessoa Doente e fique por dentro de tudo sobre a doença
O que é coronavírus?
O coronavírus é um novo vírus da variação da família coronavírus, onde uma das primeiras variações desse tipo de vírus foi identificado na década de 1960. De acordo com a OMS, ainda não se sabe ao certo o que ocasionou a mutação que provocou o surgimento desse novo padrão de coronavírus (COVID-19). O que se sabe, é que até hoje, todas as outras variações do coronavírus chegaram aos seres humanos através do contato com animais.
Primeiros casos de coronavírus
Os primeiros casos de coronavírus foram relatados através das autoridades chinesas no dia 31 de dezembro de 2019, logo após uma, até então misteriosa epidemia, ter afetado a cidade de Wuhan (mais de 11 milhões de habitantes) que é uma das mais populosas cidades da China, se comparado com a cidade de São Paulo (12 milhões de habitantes).
A suspeita é que essa nova variação do coronavírus tenha surgido através do contato com animais marinhos, já que os primeiros relatos da doença surgiram através de pessoas que foram associadas de alguma maneira ao mercado de frutos do mar da cidade de Wuhan. Desde esse momento, o mercado foi fechado para limpeza e desinfecção. Portanto, até o momento, deduz-se que o primeiro contato do vírus com o ser humano tenha se dado através de algum animal silvestre.
Como estão as infecções?
Por enquanto, a maior parte dos casos está concentrada na China, sendo mais de 2 mil casos registrados e confirmados pelas autoridades chinesas, e onde ocorreu a primeira morte por conta do vírus também. Mas, já há registros e relatos de pessoas infectadas em diversos países do mundo.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns que o coronavírus pode provocar é, em casos menos graves, febre e dificuldade leve para respirar, em casos mais graves, síndrome respiratória aguda (pneumonia) e insuficiência renal. E como a infecção, normalmente, se dá através do ar, é muito importante saber das melhores dicas e prevenções para evitar a doença.
Dicas para evitar o contágio do coronavírus
A mais importante de todas as dicas é, com certeza, lavar as mãos até o pulso e esfregar as partes internas das unhas. Também é muito importante usar álcool 70 para limpar as mãos antes de tocar em áreas como olhos, nariz e boca. Mas, segue algumas outras dicas muito interessantes para evitar o contágio da doença.
Outra dica super válida é, ao tossir ou espirrar, leve a parte interna do cotovelo ao rosto.
Para minimizar os riscos, é interessante evitar multidões desnecessariamente. Mas, caso necessário usar uma máscara pode ser uma boa ideia. Faça isso inclusive se apresentar os sintomas.
Evite tocar a boca, o nariz e os olhos antes de limpar as mãos e fazer sua higienização corretamente.
Evitar o famoso beijinho no rosto também é uma forma de evitar o contágio da doença. E o mesmo se aplica aos apertos de mãos e abraços.
Se estiver com o nariz com coriza, usar lenços descartáveis também é muito importante para quem quer evitar o contágio da doença.