Cruzeiro e Corinthians começam a decidir hoje uma vaga na final na Copa do Brasil. O jogo de ida está marcado para as 21h30, no Mineirão. A volta acontece no próximo domingo, às 18h, na Neo Química Arena. A outra semifinal reunirá Vasco da Gama e Fluminense, que abrem o confronto amanhã no Maracanã.
O Timão foi mal no Brasileirão e terminou apenas em 13º lugar. Chegou a namorar a zona do rebaixamento. Com isso, ficou apenas com uma vaga na Copa Sul-Americana. Agora, se conquistar a Copa do Brasil, vai para a cobiçada Libertadores.
A Raposa por sua vez, foi a terceira melhor do Nacional, atrás apenas de Flamengo (campeão) e Palmeiras (vice). Desta forma, tem vaga garantida na fase de grupos da Taça Libertadores de 2026.
Na Copa do Brasil, ambos entraram somente na terceira fase. O Corinthians eliminou primeiro o Novorizontino, com duas vitórias por 1 a 0. Nas oitavas de final despachou o rival Palmeiras, vencendo na Néo Química Arena por 1 a 0 e no Allianz Parque por 2 a 0.
Já nas quartas de final o adversário foi o Athletico/PR. Timão fez 1 a 0, em Curitiba e 2 a 0 diante do seu torcedor. Ou seja, são seis vitórias em seis jogos na competição.
O Cruzeiro por sua vez, enfrentou o Vila Nova/GO na terceira fase. O time goiano passou pela Inter de Limeira na primeira fase, vencendo nos pênaltis por 8 a 7, no Limeirão, após empate sem gols no tempo normal. O time mineiro não teve trabalho para fazer 2 a 0, no Mineirão e 3 a 0 no Serra Dourada.
Nas oitavas de final o seu torcedor ficou apreensivo com o empate sem gols na partida de ida diante do CRB, no Mineirão. A classificação veio com a vitória por 2 a 0, em pleno Estádio Rei Pelé, em Alagoas. Aos 42 minutos do 2º tempo, quando o time mineiro vencia por 1 a 0, Cássio defendeu um pênalti cobrado por Gegê. Nos acréscimos o time celeste ampliou com Eduardo.
Nas quartas de final, o Cruzeiro disputou o clássico contra o Atlético/MG. O Cabuloso não deu chances ao rival, vencendo os dois confrontos por 2 a 0.
O técnico Dorival Júnior escalou os reservas na última rodada do Brasileirão e ficou no empate com o Juventude por 1 a 1. Poupados, Rodrigo Garro e Yuri Alberto devem voltar ao time titular, assim como Memphis Depay.

O alvinegro não vence há quatro partidas, somando dois empates, em 1 a 1 contra o Juventude e 2 a 2 contra o Botafogo, e derroas por 3 a 0 para o Cruzeiro e 2 a 1 para o Fortaleza.
No Cruzeiro, o lateral-direito Fagner está emprestado pelo clube paulista e só pode entrar em campo mediante o pagamento de R$ 1 milhão. Como é reserva de Willian, o Cabuloso não pagará a multa.
Apenas no recorte da Copa do Brasil, as equipes se enfrentaram 12 vezes, com equilíbrio no retrospecto. São cinco vitórias para cada lado, além de dois empates. No histórico geral, o Corinthians tem uma leve vantagem, com 35 vitórias, contra 32 do Cruzeiro. No último encontro, válido pelo Brasileirão de 2025, o time mineiro venceu por 3 x 0, no Mineirão, com dois gols do artilheiro Kaio Jorge.
Cruzeiro x Corinthians
Cruzeiro – Cássio; William, Villalba, Fabrício Bruno e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Luis Sinisterra e Kaio Jorge. Técnico – Leonardo Jardim.
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho (João Pedro), Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (José Martínez), Maycon, André Carrillo, Breno Bidon (Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto (Gui Negão). Técnico – Dorival Jr.
Árbitro – Anderson Daronco (RS)
Local – Mineirão, às 21h30.




