A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira divulgou um balanço que aponta uma diminuição nos casos de crimes contra o patrimônio no município nos últimos 15 dias. Os números foram compilados com base em registros policiais da Polícia Civil local e foram apresentados pelo secretário da pasta, Wagner Marchi, ao prefeito Mario Botion. Esses resultados refletem os esforços contínuos da administração municipal em fortalecer a segurança e promover a cooperação entre as forças policiais.
O secretário Marchi destaca que a queda nos índices é resultado das ações implementadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com outras instituições policiais e setores da administração municipal. Uma das principais contribuições para a redução dos crimes tem sido o aumento da presença dos guardas civis nas ruas, possibilitado por uma lei proposta pelo prefeito Botion e aprovada pela Câmara Municipal. Essa legislação prevê o pagamento de remuneração adicional aos membros da corporação que atuam em seus dias de folga.
A “Operação Intervenção”, que teve início em 21 de junho, é apontada como um dos fatores que têm contribuído para a redução dos crimes contra o patrimônio. Além disso, a GCM tem intensificado suas ações nas operações “Silêncio” e “Segurança Escolar”, ampliando sua efetividade no combate à criminalidade. A “Operação Intervenção” consiste em patrulhamentos em locais frequentados por pessoas em situação de rua, e também prevê a assistência do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) a esse público.
Os dados coletados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, com base nos registros da Polícia Civil, apontam uma queda nas ocorrências de diversos tipos de crimes contra o patrimônio. Ao comparar os períodos de 1º a 19 de junho e de 20 de junho a 2 de julho, foi constatada uma redução significativa.
Por exemplo, os furtos de veículos tiveram uma diminuição de 35%, passando de 39 para 25 ocorrências. Já os furtos a residências apresentaram uma queda de 50%, passando de 16 para 8 casos. Os roubos a pedestres registraram uma redução de 36%, caindo de 11 para 7 ocorrências. Além disso, os demais roubos (exceto os de veículos) tiveram uma diminuição de 81%, passando de 11 para 2 casos. Os roubos de veículos também apresentaram uma retração de 15%, indo de 20 para 17 casos.
Marchi ressaltou que as operações da Guarda Civil Municipal continuarão em andamento, visando garantir a tranquilidade e a segurança da população de Limeira.