Uma criança de 3 anos morreu após contrair febre maculosa em Itatiba (SP). A morte ocorreu no início de agosto, mas só foi confirmada nesta quinta-feira (18) pela prefeitura. Outro caso fatal registrado na cidade foi o de um homem de 30 anos, que morreu no início de setembro. Segundo a administração municipal, as vítimas tinham relação de amizade entre as famílias.
Cidade intensifica ações de prevenção
Após as confirmações, a Secretaria de Saúde de Itatiba ampliou as medidas de combate e prevenção. Até esta quinta-feira, 26 casos suspeitos estavam em investigação. Equipes de Zoonoses realizam busca acarológica, técnica que consiste na coleta de carrapatos em áreas de possível contágio para análise laboratorial e confirmação da espécie transmissora.
O que é a febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada de carrapatos, especialmente o carrapato-estrela. A enfermidade tem alta taxa de mortalidade e pode variar de sintomas leves até quadros graves.
Principais sintomas da febre maculosa:
-
Febre alta e súbita;
-
Dor de cabeça intensa;
-
Dores musculares e articulares;
-
Mal-estar;
-
Manchas vermelhas pelo corpo.
Orientações da prefeitura
A recomendação é que moradores procurem atendimento médico imediato caso apresentem sintomas após frequentar áreas de mata ou locais com presença de carrapatos. O tratamento precoce é considerado fundamental para reduzir o risco de complicações e óbitos.




