O estudante Felipe Henrique Silvino Nunes, de 11 anos, está desaparecido desde a tarde de segunda-feira (5), em Araras (SP). Ele teria embarcado em uma van escolar rumo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Joel Job Fachini, mas nunca chegou ao destino. A Polícia Civil investiga o caso, e as buscas contam com apoio de cães farejadores da Guarda Municipal.
Segundo a polícia, as investigações estão no início e todas as possibilidades estão sendo consideradas. Imagens de segurança estão sendo analisadas e testemunhas ouvidas. A Secretaria de Segurança Pública foi acionada, mas ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso.
O delegado Tabajara Zuliani dos Santos afirmou que os investigadores estão empenhados, analisando as imagens e conversando com testemunhas. O Disque-Denúncia (181) e o número da Polícia Militar (190) estão disponíveis para quem tiver qualquer informação.
Últimos momentos antes do desaparecimento
Felipe é morador do bairro Jardim Campo Belo. Ele vestia o uniforme da escola – camiseta branca com mangas azul e vermelha e calça jeans – e deveria ter sido deixado na escola por volta das 12h15. No entanto, a escola afirma que não há qualquer registro de entrada do aluno naquele dia.
A van escolar não possui monitor. Segundo o motorista, o garoto foi deixado em frente à escola. A identidade do condutor não foi revelada. Câmeras instaladas na casa de um familiar mostram Felipe embarcando no veículo.
Relato da família e posicionamento da escola
A prima do garoto, Lorena Gabriela Ferraz Silvino, disse que a família está desesperada. “Ele nunca desapareceu antes. Não é de sair para a rua”, relatou. O celular do menino ficou em casa.
Em nota oficial, a direção da escola informou que colaborou com as autoridades, fornecendo imagens e relatórios. Afirmou ainda que o sistema de segurança estava em pleno funcionamento e que não há registro do aluno nas dependências da instituição no dia do desaparecimento.
Nota oficial da escola na íntegra
Prezadas famílias, pais e responsáveis e toda comunidade escolar,
Informamos, com grande preocupação, que o aluno Felipe Henrique Silvino Nunes, da turma 6º ano C, está desaparecido e ainda não foi localizado. Toda a comunidade escolar está mobilizada e colaborando ativamente com a Delegacia de Polícia responsável pelo caso. Nossa prioridade absoluta neste momento é encontrar o Felipe e garantir sua segurança.
Aproveitamos para reafirmar que a escola conta com um sistema de segurança estruturado e em pleno funcionamento:
• Monitoramento por câmeras em todas as entradas e saídas, pátios, corredores de salas de aulas e demais áreas de circulação.
• Registro digital de movimentação de alunos fora da sala de aula (banheiro, bebedouro, setor administrativo etc.), garantindo rastreabilidade dos seus percursos fora da sala. Esses registros são feitos desde o início do ano e constam no prontuário digital dos alunos.
• Supervisão de inspetores e equipe gestora, acompanhando os deslocamentos dos estudantes durante todo o período escolar, acompanhados de inspetores quando vão, por exemplo, ao setor administrativo e secretaria da escola.
Todas as gravações já foram analisadas minuciosamente, na presença dos pais e outros envolvidos. Porém, depois de olhar repetitivamente as imagens, constatou-se que não há registro algum da entrada do aluno na sala de aula ou nas dependências da escola no dia em questão. Permanecemos fornecendo imagens, relatórios e qualquer informação necessária às autoridades.
Pedimos o apoio de todos na divulgação responsável desta mensagem. Caso possua qualquer informação que possa auxiliar na localização do Felipe, entre em contato imediatamente com a Polícia Militar (190), a Delegacia de Polícia local.
Contamos com a solidariedade de toda a comunidade para que nosso aluno esteja de volta aos cuidados da família o quanto antes.
Agradecemos a compreensão e o apoio. Que nossas energias, neste momento, estejam sobre o Felipe e a família.
Atenciosamente,
A direção – EMEF Joel Job Fachini