A Polícia Militar ambiental (PMA) autuou um criador de porcos, da cidade de Charqueada (SP), nesta segunda-feira, em R$ 29.850. Do total, R$ 2.850 foi por degradação de uma APP (Área de Preservação Permanente). Quem esteve na propriedade para verificar a denúncia foram o sargento Fortes, cabos João e André.
A denúncia, segundo os patrulheiros, partiu de um médico veterinário e representante do Setor de Zoonoses da prefeitura local, o qual relatou que no Jardim Alvorada II, havia um homem criando porcos sem as mínimas condições de higiene e que parte dos animais estariam em condições de maus-tratos apresentando, inclusive, quadro de desnutrição.
No local, os policiais depararam com 23 porcos domésticos sendo que nove estava em situação de maus tratos devido à desnutrição, lesão, falta de condições mínimas de conforto e higiene no local de confinamento, sujeira, falta de água limpa, forte odor de fezes e urina.
Também foi visto que a alimentação, embora existente, não era suficiente para a nutrição adequada dos animais. Na presença do proprietário, do veterinário e da responsável pelo Setor de Zoonoses foi procedida minuciosa vistoria no local, e nos animais, sendo emitido Laudo Veterinário sobre a situação dos 09 que estão em situação pior.
Devido à falta de um local apropriado para receber esses animais, eles foram depositados previamente ao seu proprietário até que sejam destinados pela autoridade ambiental competente, e serão acompanhados pelo veterinário até a destinação final.
Sobre a APP foi apurada a devastação de uma parte. Dados da ocorrência serão encaminhados, via ofício, ao Distrito Policial de Charqueada.