O mês de março será marcado por diversas ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. As atividades programadas pelo Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) tiveram início ontem (2) e seguem até o dia 30 de março, em vários bairros da cidade. O objetivo é levar informações referentes ao combate à violência contra a mulher, como identificar situações de violência, suas fases, a quebra do ciclo e os mecanismos de combate por meio da rede de apoio, direitos legais, superação e protagonismo da mulher.
Os encontros serão norteados por uma roda de conversa com apresentação de vídeo sobres as violações e entrega de materiais informativos; as atividades serão conduzidas pela equipe do Cram, dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Equipe Volante e também técnicas da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação será realizada em unidades de Cras, Crabs (Centro de Referência de Atenção Básica), PSFs (Programas Saúde da Família), Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), Centros Comunitários, Condomínio Vida Nova II e Anhumas.
No dia 08/03, as mulheres acompanhadas pelo Cram participarão de sessão de cinema, com o filme Olhos Grandes, que conta a história da norte-americana Margaret Keane, pintora e defensora das causas feministas em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil. Após a exibição, haverá roda de conversa.
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher, executado em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e o Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), é um serviço que atende mulheres e pessoas que se identificam com o gênero feminino e se julgam em situação de violência doméstica.
Entre os objetivos do trabalho desenvolvido pelo Cram estão contribuir para que a mulher em situação de violência tenha possibilidades de romper com o ciclo da violência sem ferir seu direito à autodeterminação, mas promovendo meios para que fortaleça sua autoestima e autonomia para a tomada de decisões, por meio de acompanhamento psicossocial e orientação sociojurídica.
PROGRAMAÇÃO:
04/03, às 14h – Roda de conversa com a equipe técnica do Cram sobre a temática “Violência Contra a Mulher: como identificar, rede de apoio municipal, atuação do Cram”. No PSF IAA
07/03, às 13h – Roda de conversa no CRAB Vila Cristina sobre a temática: Violência Doméstica e Direitos Legais. No Crab Vila Cristina
07/03, às 20h – Palestra sobre o Dia Internacional da Mulher. Na Casa da Amizade, avenida Comendador Luciano Guidotti, 2.223
08/03, às 13h30 – Cinema no Cram e roda de conversa
10/03, às 13h – Roda de conversa com mulheres atendidas pela Equipe Volante do território de Anhumas sobre a temática “Violência Contra a Mulher, tipos e ciclos”
11/03, às 13h30 – Roda de conversa com a equipe técnica do Cram sobre a temática “Violência Contra a Mulher: como identificar, rede de apoio municipal, atuação do Cram”. No CRAB e PSF1 Mário Dedini.
16/03, às 9h – Roda de conversa com mulheres atendidas pelo Cras Vila Sônia sobre a temática “Violência Contra a Mulher, tipos e ciclos”.
17/03 às 9h e 13h30 – Roda de conversa no Case Sabiás sobre a temática “Violência Contra a Mulher, tipos e ciclos”.
21/03, às 13h30 – Roda de conversa no PSF Bosques do Lenheiro 1 sobre a temática “Violência Doméstica: superação e protagonismo da Mulher”.
23/03, às 9h – Roda de conversa com mulheres atendidas pela Equipe Volante sobre a temática Violência Contra a Mulher, tipos e ciclos. No Condomínio Vida Nova II.
24/03, às 9h – Roda de conversa com mulheres atendidas pelo Cras Mário Dedini sobre a temática “Violência Contra a Mulher, tipos e ciclos”.
29/03, às 9h – Roda de conversa com mulheres atendidas pela Equipe Volante sobre a temática “Violência Contra a Mulher, tipos e ciclos”. No Centro Comunitário de Artemis.
30/03, às 14h – Roda de conversa com mulheres atendidas pelo Cras Piracicamirim sobre a temática “Violência Contra a Mulher, tipos e ciclos”.