Céu azul de fundo, mas com uma nuvem negra que deixou o fim de tarde e início de noite desta terça-feira (12) bastante sinistro em Piracicaba (SP). A nuvem nada mais era do que a fumaça de queimadas que aconteciam em vários pontos tanto próximos quanto distantes da cidade.
Da varanda de usa casa, no Parque Jupiá, que fica numa das partes mais altas do município, o fotógrafo Mateus Medeiros registrou dois pontos com cortinas de fumaça: um que indicava a direção do aeroporto municipal e outro que parecia estar vindo da direção dos bairros Serra Verde e Jardim Oriente.
Nesta segunda-feira (11), um grande incêndio atingiu uma área com canas e que fica nas proximidades da Ceasa e que devastou uma área extensa. Inclusive, entre os canaviais devastados pelas chamas, um corpo queimado foi localizado. Mas, segundo a perícia, o cadáver estaria ali há mais de três dias.
Quem mais sofre com este período seco, e de muito fogo nas vegetações, são os animais. Muitos deles morrem ao correrem no meio do fogo para encontrarem um lugar seguro. Sem contar que alguns incêndios começam quando as pessoas vão atear fogo em lixos.