A Polícia Militar Ambiental autuou a dona de uma área em Charqueada (SP), em R$ 11 mil, pelo corte de 22 árvores nativas sem autorização de órgão competente. A ação ambiental, considera ilegal, foi descoberta nesta quarta-feira (17) pelo 1° sargento/PM Gomes e cabo/PM França.
A equipe estava realizando a “Operação Impacto”, quando foi atender ocorrência que versava sobre vistoria ambiental em Recursos da Flora. No local, os dois policiais viram que se tratava de APA (Área de Preservação Ambiental), particular, em atual estado de preservação, com evidentes sinais aparentes de indivíduos arbóreos suprimidos (árvores).
Durante a fiscalização ambiental, eles notaram certa quantidade de material lenhoso, proveniente do corte das árvores, depositada no terreno, bem como havia, no mesmo imóvel, um espaço delimitado com cerca destinado à separação daquela parte do imóvel.
Conforme constatado, a proprietária delimitou e isolou, sem autorização de familiares e/ou autoridade competente, uma área da propriedade mediante instalação de cerca de arames farpados com mourões de madeira, medindo aproximadamente 2.000 m², e nesse espaço, utilizando-se de maquinário e motosserra, promoveu a supressão de indivíduos arbóreos nativos.
Durante a fiscalização ambiental foi possível constatar a retirada/corte de 22 árvores nativas e exóticas das espécies araucária, canela, castanheira, guapuruvú, sapucaia, goiabeira, graviola, jaca e manga.
Além da multa, a responsável pela área deverá ser responsabilizada criminalmente e essa parte cabe à Polícia Civil.