A Suzano, empresa global de fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, promoveu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Americana e a empresa Chelso Sport e Business, a 2ª edição da Corrida e Caminhada Suzano Faz Bem. O evento foi realizado no dia 26 de março e contou com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas da região. A corrida e caminhada arrecadaram mais de 10,5 mil donativos, entre produtos de higiene e limpeza (9.155 itens) e leite em caixinha (1.346 unidades), que foram destinados para três instituições beneficentes da cidade: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo e Fundo Social de Solidariedade de Americana.
Segundo Marcelo de Mello, gerente Executivo de Segurança, Saúde, Qualidade de Vida e Facilities da Suzano, o resultado da ação superou todas as expectativas, assim como o volume de itens arrecadados. A escolha dos donativos foi feita de acordo com as necessidades das instituições, que solicitaram produtos de alto consumo pelas famílias. Na primeira edição da corrida, em julho de 2021, foram arrecadados mais de duas toneladas de alimentos não-perecíveis.
As inscrições para a corrida foram solidárias, realizadas por meio da doação de kits com produtos de limpeza, como alvejante, detergente e sabão em pó, além de itens de higiene pessoal e leite em caixinha. Ao final do evento, as doações foram divididas entre as três instituições, sendo cerca de 4,2 mil itens para a APAE, 4,7 mil itens para o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo e mais de 1,5 mil produtos para o Fundo Social de Solidariedade de Americana.
As doações foram entregues às instituições no dia 31 de março por voluntários e voluntárias do Programa Voluntariar da Suzano. A iniciativa atua há mais de 20 anos dentro da companhia e é guiada por seus direcionadores de cultura, promovendo o exercício da cidadania. A ação da Suzano foi elogiada pelas instituições beneficiadas, que destacaram a importância da prática esportiva e do incentivo à caridade.