Os Correios promovem neste ano a 50ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. O evento foca em crianças e adolescentes, com o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte de escrever cartas.
Podem participar do concurso estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. O tema deste ano é: “Escreva uma carta a um familiar contando sobre sua experiência com a covid-19”.
Apesar de ser um hábito que caiu em desuso pela grande maioria dos jovens devido à versatilidade tecnológica, alguns ainda mantém viva a arte da escrita à mão e esta é a principal intenção do concurso.
Camilla Muniz, de 20 anos, conta que escreve cartas desde criança e que até hoje possui este hábito. “Escrever cartas é atribuir pessoalidade a uma mensagem. A letra, a cor da caneta, o papel… Tudo se torna parte da mensagem”, diz.
A realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da União Postal Universal (UPU). A participação se dá por meio das escolas de rede pública e privada, que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
A primeira melhor redação de cada estado seguirá para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, sediada em Berna, na Suíça.
Os prêmios para primeiro e segundo lugar serão, respectivamente, de R$ 10,5 mil e R$ 10 mil.
Para se inscrever, siga os links abaixo:
* Regulamento
* Formulário de inscrição
* Formulário de Redação
* Contatos para as postagens das redações