O Corpo de Bombeiros controlou um incêndio que atingiu, nesta quinta-feira (29), parte da Cinemateca Brasileira, no bairro Vila Leopoldina, na zona oeste da Capital. Dezoito viaturas e 70 homens seguem empenhados para extinguir as chamas.
Os bombeiros receberam um chamado de fogo no edifício comercial, na rua Othão, no início da noite e imediatamente se deslocaram até o endereço para atendimento, sendo que não houve registro de feridos.
O fogo atingiu um galpão de mil metros quadrados, que era o resultado de todo o acervo histórico. “A parte superior, cerca de 400m2, foi a mais atingida e tinha as partes de filmes mais antigos que possuem nitrato de celulose, que é uma substância que tem o comportamento muito volátil e dependendo da diferença de temperatura pode até fazer uma ignição de forma espontânea”, explicou o major Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Dessa forma, o acervo foi bem atingido, mas o fogo já foi controlado. Inicialmente as equipes atuaram para evitar que as chamas se alastrassem. Agora, de acordo com o oficial, os bombeiros já trabalham na fase de rescaldo.
Após extinção total do fogo, o local, que possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), será vistoriado e periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Civil prosseguirá com as investigações para esclarecer as causas do incêndio.