A Néo Química Arena estará daquele jeito hoje à noite: bombando. O Timão recebe o Juventude, às 21h, pelo jogo de volta das quartas de final. O time de Caxias fez prevalecer o mando de campo e venceu no Alfredo Jaconi por 2 a 1, gols de Carrillo e Danilo Boza. O zagueiro Gustavo Henrique descontou no fim.
Sendo assim, o time gaúcho tem a vantagem do empate. Ao Corinthians resta uma vitória por dois gols de diferença para disputar as semifinais. Se vencer por um, a decisão da vaga será nas penalidades máximas e aí a fiel torcida sabe que pode contar com Hugo Souza. Quem avançar vai embolsar mais R$ 4 milhões em premiação.
Correndo um sério risco de rebaixamento no Brasileirão, o Corinthians não vai entrar com um time misto pensando no duelo contra o Botafogo, sábado às 21h, no Engenhão, isso porque o elenco teve descanso em razão da Data FIFA.
Na última rodada do Brasileirão, o Corinthians derrotou o Flamengo por 2 a 1, em casa, e chegou aos 25 pontos em 17º lugar, ou seja, ainda na zona da degola. Mas a diferença para o Fluminense, que é o primeiro que hoje escaparia, é de apenas dois pontos.
O Juventude vem de derrota no clássico contra o Internacional por 3 a 1, em Caxias e de um empate sem gols com o Cuiabá, em jogo atrasado realizado no meio de semana na Arena Pantanal. Desta forma, ocupa a 13ª posição, com 29 pontos.
O centroavante espanhol Héctor Hernández, que estreou pelo Timão justamente no duelo de ida em Caxias do Sul, sentiu dores ainda no início da partida contra o Flamengo, e teve diagnosticado um estiramento no músculo posterior da coxa direita de grau 1B. Desde então, segue sob cuidados dos fisioterapeutas.
O técnico Ramón Díaz não contará com o zagueiro Cacá e o lateral Matheuzinho, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Gustavo Henrique entra na zaga e Fagner fará a lateral-direita.
O Corinthians não poderá contar com os novos reforços. Pela mudança de regulamento na comparação com a temporada passada, o atacante holandês Memphis Depay e o meia peruano Andre Carrillo só poderiam atuar em caso de classificação para as semifinais.
Para chegar nas quartas de final da Copa do Brasil, o Corinthians eliminou o Cianorte por 3 a 0, no Paraná, na primeira fase e o São Bernardo por 2 a 0, no ABC, na segunda fase. Nos mata-matas passou pelo América/RN com duas vitórias por 2 a 1 e eliminou o Grêmio. Foram dois empates sem gols e a vitória do Timão nos pênaltis, no Couto Pereira.
O Juventude avançou na primeira fase após empatar sem gols com o Iguatu, no Ceará. Depois, bateu o Paysandu por 3 a 1, em Caxias. No primeiro mata-mata enfrentou o Internacional/RS, vencendo no Beira-Rio por 2 a 1 e empatando em Caxias por 1 a 1. Em seguida cruzou com o Fluminense. A equipe jaconera venceu os cariocas por 3 a 2, na ida em casa e empatou por 2 a 2, no Maracanã.
No retrospecto geral, as equipes se enfrentaram em 32 oportunidades. O Timão venceu 13, contra 12 do Verdão, além de sete empates. No último encontro na Neo Química Arena deu empate por 1 a 1. Foi pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 4 de agosto.
O Corinthians tem três títulos da Copa do Brasil, contudo, não levanta o troféu há 15 anos. Em 2018 e 2022, a equipe chegou perto, mas ficou com o vice. Já o Juventude busca o bi, após a conquista histórica em 1999, diante do Botafogo/RJ, em pleno Maracanã.
O vencedor encara quem levar a melhor no confronto entre Flamengo e Bahia. No primeiro jogo, em Salvador, o Mengão venceu por 1 a 0, gol de Bruno Henrique.
Corinthians x Juventude
Corinthians – Hugo Souza; Felix Torres (Caetano), Gustavo Henrique e André Ramalho; Fagner, José Martinez (Raniele), Charles, Rodrigo Garro e Matheus Bidu; Talles Magno e Yuri Alberto. Técnico – Ramón Díaz.
Juventude – Gabriel; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Alan Ruschel; Luis Oyama, Dudu Vieira, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa e Erick Farias. Técnico – Jair Ventura.
Árbitro – Bruno Raphael Pires (Goiás)
Local – Néo Química Arena, às 21h.