O medo de uma goleada existe. O Corinthians, emocionalmente abalado pelos últimos resultados, enfrenta o Atlético/MG, às 21h30, no Mineirão, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo de volta está marcado para o dia 31, às 21h30, na Néo Química Arena.
Com o empate do Corinthians no clássico diante do São Paulo, o Timão chegou à sua quarta partida sem vitória na temporada. É a pior sequência do ano e reflete os problemas pelos quais o clube passa. Ao final da sexta rodada do Brasileirão, ocupa a 17ª posição, a primeira na zona de rebaixamento.
Desde a eliminação no Campeonato Paulista, para o Ituano, o Corinthians vive um momento de instabilidade, que se reflete na equipe e na diretoria. Com Fernando Lázaro, Cuca e Luxemburgo, o time já teve três treinadores contratados para a função – cada um com uma característica de jogo diferente.
Individualmente, Róger Guedes segue como artilheiro da equipe, mas o restante do elenco passa por problemas, que refletem no resultado em campo. Desde a lesão de Renato Augusto, pilar no meio-campo do Corinthians, o time disputou dez jogos e venceu apenas dois.
É o pior início da equipe em uma edição da competição desde 2012, quando teve apenas quatro pontos conquistados nas primeiras seis rodadas. O Corinthians briga contra o rebaixamento. Em comparação com 2007, único ano em que foi rebaixado à segunda divisão, o desempenho preocupa o torcedor corintiano: na ocasião, chegou à sexta rodada invicto, com três vitórias e três empates.
Por outro lado, além de 2012, o Corinthians teve inícios preocupantes no Campeonato Brasileiro. Em 2020 e 2021, temporadas marcadas pela ausência de torcida por causa da pandemia de covid-19, os primeiros jogos também foram decepcionantes, mas o time conseguiu se manter na primeira divisão e, em 2021, garantir vaga na Libertadores.
De acordo com Luxemburgo, a sequência negativa de resultados impacta o moral do elenco. Além disso, o treinador ainda busca sua primeira vitória no comando do Corinthians – até o momento tem duas derrotas e dois empates.
Já o Atlético venceu as últimas quatro de cinco partidas que disputou, a última sobre o Inter/RS por 2 a 0. O técnico Eduardo Coudet poupou Hulk, que entrou apenas no fim. Contra o Colorado, Hulk chegou à quinta assistência, além de somar 17 gols em 2023. São 2.041 minutos em campo, distribuídos por 24 partidas.
Pela Copa do Brasil, o Corinthians teve dificuldades na fase anterior, passando pelo Remo nos pênaltis. Cada time venceu por 2 a 0 como mandante. O Atlético venceu o Brasil/RS por 2 a 1, de virada, em Minas e empatou por 1 a 1, em Pelotas.
Atlético/MG x Corinthians
Atlético/MG – Everson; Mariano, Jemerson, Maurício Lemos e Rubens; Zaracho, Bataglia e Hyoran; Pavón, Hulk e Paulinho (Eduardo Vargas). Técnico – Eduardo Coudet.
Corinthians – Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu (Fábio Santos); Roni, Fausto Vera e Maycon (Giuliano); Wesley (Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
Árbitro – Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Local – Mineirão, às 21h30.