O Corinthians inicia hoje a sua caminhada na Pré-Libertadores. O Timão enfrenta o Universidad Central, da Venezuela, às 21h30, no Estádio Olímpico, em Caracas, pela segunda fase da competição. A TV Globo mostrará o jogo ao vivo. Será o primeiro confronto entre as equipes na história. Partida de volta acontece no dia 26, às 21h30, na Néo Química Arena.
Avançando, o Corinthians enfrentará na terceira fase o vencedor equatoriano entre El Nacional e Barcelona de Guayaquil.
Para chegar à Pré-Libertadores, o Corinthians precisou fazer uma grande campanha de recuperação no Brasileirão de 2024. Depois de somar apenas 19 pontos no primeiro turno, o Timão fez 37 pontos na metade final. Foi a segunda melhor campanha, atrás apenas do Botafogo.
Com a 7ª posição, o Timão garantiu vaga na Pré-Libertadores junto com o Bahia.
Corinthians é o líder geral do Paulistão com 26 pontos (oito vitórias, dois empates e só uma derrota), quatro a mais que o São Bernardo, que tem a segunda melhor campanha. Para que tivesse tranquilidade para estrear na Libertadores, o alvinegro antecipou seu jogo da 11ª do Estadual contra o Novorizontino e venceu por 1 a 0, fora de casa.
O Universidad Central é um time que está em ascensão na Venezuela. A equipe viveu o melhor momento de sua história na década de 50, quando conquistou três títulos do campeonato local.
Em 2024, o Universidad Central fez uma grande campanha na primeira fase do Torneio Apertura do Campeonato Venezuelano. O clube terminou na liderança, mas perdeu força no quadrangular das semifinais e não conseguiu a vaga na decisão.
No Torneio Clausura, o Universidad Central ficou a um ponto de conseguir a classificação para o quadrangular das semifinais. Apesar de não ter alcançado as finais do Campeonato Venezuelano, a equipe teve a segunda melhor campanha e ficou com uma das vagas do país para a Pré-Libertadores.
Na atual temporada, o Universidad Central começou o Torneio Apertura com tropeços. O time soma uma vitória, dois empates e uma derrota em quatro jogos, ocupando a 7ª posição.
Os principais destaques são o extremo Samuel Sosa (25 anos) e o centroavante Juan Camilo Zapata (30 anos).
Jogos
Foram conhecidos os três classificados da primeira fase da Pré-Libertadores. O El Nacional eliminou o Blooming. O time equatoriano perdeu na Bolívia por 3 a 2 e ganhou em casa por 2 a 1. Nos pênaltis, levou a melhor e venceu por 4 a 3.
O Alianza Lima despachou o Nacional após empatar no Paraguai por 1 a 1 e vencer no Peru por 3 a 1.
Já o Monagas venceu os dois confrontos contra o Defensor Sporting: 2 x 0 na Venezuela e novamente 2 x 0 no Uruguai.
Além de Corinthians x Universidad Central/VEN, a segunda fase da Pré-Libertadores terá os seguinte confrontos: Deportes Iquiqui/CHI x Independiente Santa Fé/COL, Alianza Lima/PER x Boca Juniors/ARG, The Strongest/BOL x Bahia, Boston River/URU x Nublense/CHI, Monagas/VEN x Cerro Porteño/PAR e Tolima/COL x Melgar/PER.
Universidad Central x Corinthians
Universidad Central – Miguel Silva; Kendrys Silva, Martínez, Simarra e Cumana; Gonzalez e Sole; Sosa, Zapata e Juan Cuesta; Ortiz. Técnico – Daniel Sasso.
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, Alex Santana, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico – Ramón Díaz.
Árbitro – Gustavo Tejera (Uruguai)
Local – Estádio Olímpico de Caracas, na Venezuela, às 21h30.