Corinthians e São Paulo se enfrentam hoje, às 21h30, na Néo Química Arena, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. A outra semifinal será disputada amanhã, entre Grêmio e Flamengo, às 21h30, no Sul.
O Timão vem de três classificações seguidas nos pênaltis, contra Remo, Atlético/MG e América/MG. Curiosamente, o alvinegro perdeu as três vezes no primeiro jogo fora de casa e reverteu diante de sua torcida. Aí conta com o gigante Cássio nas cobranças. Agora, será a primeira vez que o jogo de ida será em sua arena.
No Brasileirão, o Corinthians vem de um empate sem gols diante do Bahia, em Salvador. Desta forma, segue em 15º lugar, com 16 pontos, a dois do Bahia, primeiro do Z-4.
O São Paulo, por sua vez, teve uma classificação menos emocionante diante do Palmeiras. Os comandados de Dorival Júnior venceram a ida no Morumbi por 1 a 0, com um golaço de Rafinha e repetiram a dose no Allianz Parque, dessa vez com uma virada por 2 a 1, gols de Caio Paulista e David.
No Brasileirão, o São Paulo perdeu para o Cuiabá, sábado na Arena Pantanal, por 2 a 1. Sendo assim, caiu para o 6º lugar, com 25 pontos, 15 atrás do líder Botafogo/RJ.
Corinthians e São Paulo se enfrentaram apenas uma vez na história da Copa do Brasil. Nas semifinais de 2002, o alvinegro venceu a partida de ida por 2 a 0 e perdeu a volta por 2 a 1, no Morumbi. No placar agregado, deu Timão.
Levando em consideração os confrontos eliminatórios, o Corinthians tem uma ampla vantagem no clássico. Em 23 duelos, o Timão levou a melhor em 17 deles.
Desde que foi inaugurada, em maio de 2014, a Neo Química Arena recebeu 17 vezes o Majestoso. São dez vitórias do Corinthians e sete empates. No entanto, a última vez que o Timão ganhou do São Paulo como mandante foi em 2020. Desde então, os quatro clássicos realizados na casa do Timão terminaram em igualdade.
O técnico Vanderlei Luxemburgo ainda não sabe se poderá contar com o meia Matías Rojas, que sofreu um trauma no pé esquerdo contra o Bahia. Adson e Guilherme Biro estão de sobreaviso. O voPor outro lado, o atacante Róger Guedes está de volta após cumprir a suspensão pelo terceiro cartão amarelo em Salvador.
No São Paulo, o lateral-direito Rafinha retornou da Alemanha após receber homenagens do Bayern de Munique no último domingo. Ele treinou com o elenco e está confirmado.
Reforço
O Corinthians concordou com a pedida do Benfica, de 1 milhão de euros (R$ 5,3 milhões) pelo empréstimo do zagueiro Lucas Veríssimo por uma temporada. Porém, o clube português ainda tem uma dívida com o Timão pela contratação do também zagueiro João Victor, no ano passado. Assim, o Timão usará essa quantia a receber para abater o valor que teria de pagar por Lucas Veríssimo, ex-Santos. O contrato será até julho de 2024.
O becão chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas foi prejudicado por uma grave lesão no joelho e ficou quase um ano sem jogar.
Corinthians x São Paulo
Corinthians – Cássio; Fágner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto e Matías Rojas (Adson); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico – Vanderlei Luxemburgo.
São Paulo – Rafael, Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Beraldo) e Caio Paulista; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Michel Araújo e Alisson; Luciano e Calleri. Técnico – Dorival Júnior.
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO).
Local – Néo Química Arena, às 21h30.